Notícias Notícias

Voltar

Propesqi lança edital de auxílio a professores aprovados mas não contemplados em editais do CNPq

Solicitações deverão ser encaminhadas via Sipac à Diretoria de Pesquisa/Propesqi

Os docentes da UFPE que tiveram suas propostas de pesquisas aprovadas no mérito, mas não contempladas, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos editais de bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou de bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) no ano de 2020 poderão submeter propostas para obtenção de auxílio financeiro à pesquisa no Edital Propesqi nº 06/2021, Edital Institucional Produtividade em Pesquisa, da Propesqi. Este edital tem por objetivo fornecer Auxílio Financeiro a Pesquisador por meio da destinação de recursos para custear a execução de projetos de pesquisa e inovação ou para participação do pesquisador em eventos e atividades relacionadas.

As solicitações de apoio deverão ser encaminhadas diretamente pelo pesquisador em formato de processo eletrônico, via Sipac, à Diretoria de Pesquisa/Propesqi (11.00.06.02) até o dia 7 de agosto. A solicitação deve conter os seguintes documentos: Termo de Concessão de Auxílio Financeiro a Pesquisador (Anexo I da Resolução nº 10/2014 – CCEPE/UFPE); Projeto de pesquisa encaminhado ao CNPq (Chamada CNPq nº 09/2020 ou 02/2020); Comprovante impresso da Plataforma Carlos Chagas constando a informação de aprovação da proposta encaminhada ao CNPq sem a contemplação financeira. Além da documentação enviada, é obrigatório que o candidato tenha seu grupo de pesquisa e currículo lattes atualizados em 2021 para a concessão deste auxílio.

O pesquisador responsável pelo encaminhamento da solicitação de apoio em resposta a este edital deverá se professor efetivo da UFPE que tenha proposta aprovada, mas não contemplada, no âmbito da Chamada CNPq nº 09/2020 ou 02/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa ou Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, “este edital visa estimular os docentes da UFPE a se aplicarem para os editais do CNPq de produtividade em pesquisa e produtividade em desenvolvimento tecnológico. Os docentes bolsistas em ambas as categorias, beneficiam as avaliações dos PPGs, e tem melhor ranqueamento para obtenção de financiamento dos órgãos de fomento. Assim, anualmente a UFPE, através da Propesqi, tem adotado esta ação estratégica de estímulo aos docentes, concedendo um auxílio financeiro aos pesquisadores que tenham mérito reconhecido pelo CNPq, mas que não tenham sido contemplados por falta de recursos financeiros do MCTI”.

Mais informações como valor máximo individual do auxílio, as vedações, prestação de contas e etc, podem ser acessadas no edital. 

Mais informações
(81) 2126.7050 – Whatsapp institucional

natasha.fnmelo@ufpe.br

Data da última modificação: 08/07/2021, 17:33