Notícias Notícias

Voltar

Propesqi anuncia acréscimo de 16 bolsas na categoria Pibic ações afirmativas

O edital retificado (Edital 02/2022 Propesqi) foi publicado hoje (9) na página do Setor de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) anunciou o acréscimo de 16 bolsas na categoria Pibic ações afirmativas no Edital Pibic 2022-2023. Esta ampliação se deve a uma emenda parlamentar estadual nº 846/2021 e visa consolidar a inclusão e a integração de estudantes transgêneros (travestis, transgêneros e intersexuais) e de estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas (pretos e pardos). O edital retificado (Edital 02/2022 Propesqi) foi publicado hoje (9) na página do Setor de Iniciação Científica. 

A ampliação do Programa de Iniciação Científica, com este aporte de bolsas, visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação transgêneros e negros, mediante sua participação em projetos de pesquisa/tecnologia e inovação, que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico e do campo profissional.

Além disso, esta ampliação objetiva, também, o estímulo para orientadores envolverem estudantes de graduação transgêneros e negros no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição e potencializando uma maior inclusão deste segmento social nas práticas acadêmicas que envolvem pesquisa, bem como, qualificar estudantes para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo. 

Para orientações detalhadas sobre a submissão on-line, deve-se acessar o manual do usuário. A Propesqi também disponibilizou o manual para o encaminhamento da documentação (quando necessária) durante o processo de seleção do Edital Pibic 2022-2023. Tanto o edital como os documentos necessários para a inscrição podem ser acessados no site da Iniciação Científica. 

Mais informações
Pibic-chat: (81) 2126.7052

pibic.propesqi@ufpe.br

Data da última modificação: 11/05/2022, 14:58