Projeto Pirraias da Periferia terá estande na XIII Bienal do Livro de Pernambuco

A atividade de extensão irá expor suas ações de inovação na área educacional e esportiva num estande exclusivo

O projeto de extensão “Pirraias da Periferia”, coordenado pelo professor José Luís Simões, do Centro de Educação (CE) da UFPE, foi convidado para expor suas ações de inovação na área educacional e esportiva na XIII Bienal do Livro de Pernambuco. O estande da atividade de extensão será permanente e poderá ser visitado durante todos os dias da Bienal, que acontecerá de 1º a 12 de outubro. A programação do estande contará com o lançamento de livros vinculado ao projeto no dia 9 de outubro, às 18h, e com palestras durante os outros dias.

Projeto atende cerca de 180 crianças do Coque, Várzea e Morro da Conceição

Segundo o professor José Luís Simões, a equipe de professores, estagiários e líderes comunitários que integram o “Pirraias da Periferia” está honrada com o convite e motivada para expor as ações do projeto durante a bienal.“Ofertar oportunidades para crianças e adolescentes das periferias da cidade do Recife para praticar esportes e articular estas práticas com acompanhamento escolar e estímulo aos estudos é a essência do projeto Pirráias da Periferia”, comenta o professor.

Atualmente, a equipe responsável pela atividade de extensão conta com a participação de três professores do CE, oito estudantes bolsistas dos cursos de Educação Física e Pedagogia, nove profissionais externos às UFPE e seis líderes comunitários.O “Pirráias da Periferia” tem estreito diálogo com a pedagogia de Paulo Freire, pois as atividades do projeto dialogam com a realidade das periferias e valorizam a cultura das comunidades atendidas. Hoje, o projeto atende cerca de 180 crianças das comunidades do Coque, Várzea e Morro da Conceição.

O projeto tem dois princípios básicos: aos finais de semana, ofertar atividades esportivas para crianças e adolescentes do entorno da UFPE, com a participação de estagiários dos cursos de Educação Física, Psicologia e Pedagogia, com a condição de que os participantes se mantenham na escola e procurem melhorar o rendimento escolar.

Além de servir como ambiente de formação profissional para estudantes de Pedagogia, Educação Física e Psicologia, o projeto coloca os adolescentes como partícipes da Universidade e não mais como indivíduos “externos” ou “estranhos” à comunidade acadêmica. Além disso, são estimulados a ter bom desempenho escolar e assumem compromisso de se manter na escola.

Instagram do projeto @pirraiasdaperiferia

Data da última modificação: 24/09/2021, 14:27