Programa Opinião Pernambuco traz conversas sobre Paulo Freire

Foram cinco edições inéditas sobre o educador pernambucano

Já estão no YouTube da TVU, canal 11.1, os episódios do programa de entrevistas Opinião Pernambuco da semana passada. São edições inéditas da semana especial sobre o centenário de Paulo Freire.

Biografia

O programa abordou a biografia do educador pernambucano Paulo Freire, com a presença de Sérgio Haddad, professor, pesquisador e autor do livro “O Educador: um perfil de Paulo Freire”.

Paulo Freire e o movimento de cultura popular

No segundo programa da série especial em comemoração ao centenário de Paulo Freire, o Opinião Pernambuco falou sobre a influência da teoria do educador para o Movimento de Cultura Popular, criado por grupo de professores na década de 1960 com a intenção de estabelecer uma pedagogia em favor das classes trabalhadores e marginalizadas. A entrevistada foi Leticia Rameh Barbosa, doutora em Educação Popular.

Paulo Freire e a ditadura

O Opinião Pernambuco entrevistou a professora Joana Salém Vasconcelos sobre Paulo Freire e a ditadura militar no Brasil.

Paulo Freire e a pedagogia do oprimido

Uma pedagogia baseada no relacionamento entre professor, estudante e sociedade. Essa é uma das ideias presentes no livro “Pedagogia do Oprimido”, um dos mais celebrados na vasta bibliografia de Paulo Freire. A obra, que é uma das mais citadas em trabalhos de ciências humanas do mundo, foi o tema do quarto programa da série especial comemorativa do centenário de nascimento do pedagogo. A entrevistada foi Targélia Albuquerque, professora, pesquisadora e membro da Cátedra Paulo Freire da UFPE.

Relevância Internacional de Paulo Freire

Paulo Freire é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por mais de 40 instituições nacionais e estrangeiras. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e suas obras estão entre as mais citadas nos trabalhos de ciências humanas. A relevância internacional de Paulo Freire foi o tema do último programa da série especial comemorativa do seu centenário e foi ao ar numa edição com uma hora de duração, transmitida simultaneamente pelas Rádios Universitária FM e Paulo Freire AM. Os entrevistados foram Inés Moujan, pedagoga e pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidad Nacional de Mar del Plata; Rebecca Tarlau, professora da Universidade Estadual da Pensilvânia; e José Cossa, doutor em Estudos de Política Cultural e Educativa e professor da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Data da última modificação: 27/09/2021, 17:54