Programa de Pós-Graduação em Geociências promove defesa de tese de doutorado

O estudo foi realizado pelo aluno Osvaldo José Correia Filho e será defendido amanhã (28), virtualmente

O Programa de Pós-Graduação em Geociências do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE promove defesa da tese de doutorado amanhã (28). Intitulada “Processos de Reativação Tectônica Transcorrente Cenozoica na Margem Oriental do NE do Brasil e Crosta Oceânica Adjacente”, a tese foi desenvolvida pelo discente Osvaldo José Correia Filho, orientada pelo professor da UFPE José Antônio Barbosa, e coorientada pelos professores Francisco Hilário Rêgo Bezerra e David Lopes de Castro, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O trabalho será defendido às 9h, de forma virtual, e os interessados devem assistir via Google Meet. A banca examinadora também terá os docentes Gorki Mariano (UFPE/Centro de Geociências), Tiago Siqueira de Miranda (UFPE/Centro de Geociências), Francisco Cézar Costa Nogueira (UFCG) e Hélio Jorge Portugal Severiano Ribeiro (UENF). Os suplentes serão os professores Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (UFPE/Centro de Geociências) e Moab Praxedes Gomes (UFRN).

Resumo

As bacias marginais de Pernambuco, Paraíba e da Plataforma de Natal estão localizadas na margem leste da Região Nordeste do Brasil. Evidências de reativação tectônica pós-rifte têm sido descritas de forma sistemática no setor onshore e no embasamento adjacente destas bacias. No entanto, o impacto destes eventos de reativação na região offshore é pouco conhecido. Processos de reativação apresentam extrema importância para os modelos exploratórios de bacias sedimentares, pois podem gerar excelentes trapas estruturais e rotas de migração de hidrocarbonetos. Esta pesquisa apresenta uma avaliação dos efeitos de reativação nestas bacias com base em dados de sensoriamento remoto, dados geofísicos potenciais, e de sísmica de reflexão. Foi possível estabelecer as relações entre zonas de cisalhamento transcorrentes de escala continental, com orientação NE-SW e E-W, relacionadas ao embasamento adjacente, com o arcabouço criado pelo rifte cretáceo, e com as zonas de fratura do domínio oceânico. A análise de 130 seções sísmicas 2D permitiu mapear planos de falhas propagados a partir da reativação de falhas do rifte, que afetaram depósitos do Cretáceo Superior e do intervalo Cenozoico-Recente na região plataformal destas bacias sedimentares. Também foi possível mapear a extensão da camada de sal que ocorre no Platô de Pernambuco, a partir da tectônica de sal produzida pela sua deformação. Foram reconhecidas estruturas como diápiros, almofadas de sal, salt sheets e salt teardrop. A análise estatística-descritiva da distribuição das falhas pós-rifte revelou que a reativação também afetou a região de crosta oceânica durante o Cenozoico. A magnitude das componentes verticais de rejeitos dos planos de falha reativados mostrou que a configuração estrutural do embasamento Pré-Cambriano controlou a intensidade dos processos/deformação de reativação os quais foram dominados durante o Cenozoico por um regime transcorrente, a partir de um campo máximo de tensões compressivo com direção E-W, e um campo de tensões extensional com direção N-S. Assim como ocorreu nas bacias marginais do sudeste do Brasil, os eventos de reativação tectônica cenozoica possivelmente influenciaram eventuais sistemas petrolíferos presentes nas bacias marginais estudadas, produzindo trapas e rotas de migração de hidrocarbonetos.

Data da última modificação: 27/01/2022, 16:37