Prograd lança edital de monitoria 2022.1

O processo seletivo dos monitores é definido pelos departamentos, áreas ou núcleos e segue os critérios estabelecidos pelo edital

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou o Edital n° 18/2022 do Programa Institucional de Monitoria 2022.1 1. O programa é um espaço de aprendizagem que proporciona aos alunos dos cursos de graduação o aperfeiçoamento em seu processo de formação. Podem participar do programa professores permanentes do quadro da UFPE e professores substitutos, desde que estejam em efetivo exercício de suas atividades de ensino na graduação. Estudantes devem estar regularmente matriculados no semestre em que pretendem exercer a monitoria e cursando disciplinas em curso de graduação da UFPE. Outros requisitos podem ser conferidos no edital.

O processo seletivo dos monitores é definido pelos departamentos, áreas ou núcleos, mas deve seguir os critérios estabelecidos pelo edital. O edital inclui três modalidades de monitoria: monitoria remunerada da Prograd; monitoria voluntária da Prograd; e monitorias custeadas por recursos próprios do centro acadêmico. Todas as modalidades atendem aos mesmos objetivos, condições de participação e exigências do programa. O monitor vinculado à Prograd recebe quatro bolsas, durante o semestre letivo, no valor de R$ 381 cada uma. A planilha com o quantitativo de bolsas para cada departamento, área e núcleo está disponível na página da Prograd no item Bolsas.

Os coordenadores de monitoria das modalidades vinculadas à Prograd devem solicitar, via Siga, de 27 a 30 de junho, o quantitativo de monitores bolsistas e voluntários; cadastrar, de 2 a 7 de julho, os monitores no Siga de acordo com as vagas autorizadas pela Prograd, além de emitir os termos de compromisso; enviar, via Sipac, os termos de compromisso e os termos de consentimento (bolsistas) de 7 a 29 de julho; e informar no Siga, de 29 de outubro a 27 de novembro, a avaliação dos relatórios de monitoria referentes ao semestre 2022.1. O cronograma completo pode ser conferido no edital. As bolsas de monitoria custeadas pelos centros acadêmicos com recursos próprios devem seguir os calendários propostos em seus editais seletivos específicos.

Dentre os objetivos do programa estão ampliar a participação do aluno na vida acadêmica por meio da realização de atividades de ensino; possibilitar o aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades de caráter pedagógico; melhorar o ensino de graduação por meio da colaboração aluno-professor no estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas; facilitar as relações entre professores e alunos por meio do esclarecimento de dúvidas quanto ao conteúdo e à realização das atividades propostas; contribuir nas ações que viabilizem a permanência dos estudantes nos cursos de graduação.

Data da última modificação: 25/05/2022, 17:41