Notícias Notícias

Voltar

Professores da UFPE desenvolvem projetos na Vila do Catimbau visando promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As propostas envolvem a produção de mudas de plantas nativas e a utilização do licuri

Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolvem projetos na Vila do Catimbau, situada no município pernambucano de Buíque, que visam a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um dos projetos é voltado para a produção de mudas em viveiros sustentáveis, enquanto o outro é referente ao processamento e comercialização do licuri, fruto de uma palmeira típica da região da Caatinga. Os projetos tiveram início este ano e são resultantes da submissão de duas propostas que foram aprovadas pela Facepe.

Iniciativas visam a promoção dos ODS

Os idealizadores são as professoras Márcia Vanusa e Maria Tereza, do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências (CB), e os professores Pedro Lira, Fernanda Tavares e Jailma Monteiro, do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública, vinculado ao Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Também houve o apoio de pessoas da comunidade da Vila do Catimbau e a participação de outras docentes do Departamento de Nutrição, Campus Recife, e da área de Nutrição em Saúde Pública do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

De acordo com as docentes Fernanda Tavares e Márcia Vanusa, a Vila do Catimbau é o principal acesso ao Parque Nacional do Catimbau e se trata de uma área de reconhecida relevância para a preservação dos ecossistemas naturais existentes e do bioma da Caatinga, com potencialidade para realização de pesquisas, atividades ambientais, turismo ecológico, além de outras atividades econômicas que propiciem a inclusão social e sejam ambientalmente sustentáveis. “Apesar do reconhecimento como área de proteção ambiental, a população da Vila do Catimbau convive com vulneráveis condições de vida e de trabalho, onde há indicadores de baixo desenvolvimento socioeconômico e de comprometimento do acesso a uma alimentação e nutrição adequadas”, aponta Fernanda. 

Em pesquisa anterior, realizada pelo grupo em 2018, foi identificada uma prevalência de 75% de insegurança alimentar na comunidade da Vila do Catimbau. Conforme apontado por Fernanda Tavares e Márcia Vanusa, os dados sobre as condições de vida no Catimbau reforçam a necessidade de iniciativas de desenvolvimento deste território de maneira inclusiva, sustentável e promotora da economia local. A professora Fernanda menciona que durante as pesquisas realizadas na Vila e Parque do Catimbau foi possível identificar mulheres que, tradicionalmente, trabalham quebrando o coco do licuri e fazendo a produção artesanal de produtos derivados da planta. 

O projeto “Produção de mudas em viveiros sustentáveis para reintrodução de espécies florestais nativas da Caatinga", com enfoque ambiental, visa reintroduzir espécies com comprovado valor medicinal e nutricional, selecionadas a partir do consenso entre conhecimento tradicional e científico, utilizando métodos adaptados às condições de solo e clima do Catimbau. 

Enquanto isso, o outro projeto “Fomento ao processamento e comercialização do licuri como estratégia de geração de renda para mulheres extrativistas e desenvolvimento sustentável no Vale do Catimbau em Pernambuco”, com enfoque no desenvolvimento socioeconômico sustentável, tem o objetivo de incentivar e apoiar a organização de uma cooperativa de mulheres e outras pessoas interessadas da comunidade para o processamento e a comercialização de licuri como estratégia de desenvolvimento sustentável e enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional.

Data da última modificação: 29/05/2023, 13:22