Professoras Edvânia Torres e Mariana Zerbone lançam livro sobre a produção do espaço da metrópole do Recife

Lançamento ocorrerá na quinta-feira (4), às 19h, no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE)

As professoras Edvânia Torres Aguiar Gomes (UFPE) e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque (UFRPE) lançam o livro “Recife Despedaçado: distopias urbanas e espaços de resistência metropolitanos”, na quinta-feira (4), às 19h, no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), na Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro. É possível garantir uma vaga para o evento previamente por meio deste formulário

Edvânia Torres é professora titular do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mariana Zerbone é professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Juntas, elas desenvolveram uma pesquisa sobre dinâmicas urbanas no Recife, com destaque para as duas décadas mais recentes, que resultou nas reflexões apresentadas no livro.

No período analisado, a região foi impactada pela construção e ampliação de relevantes empreendimentos na cidade e região metropolitana como a Via Mangue, o Porto Novo, a Cidade da Copa, o Porto de Suape, e diversos outros vetores de valorização do espaço. Na mesma época houve a elaboração e revisão de importantes documentos para a cidade do Recife, como, por exemplo, o Plano Diretor e o Projeto Turístico Cultural Recife-Olinda.

A publicação lançada pela dupla é uma coletânea de artigos. Os textos “possuem uma perspectiva crítica e apresentam uma leitura da produção do espaço do Recife a contrapelo, identificando os discursos distópicos, as ações concretas, os impactos sociais e as resistências a este processo, aparentemente desarticulado, mas que se realiza como planejamento estratégico para a efetivação da cidade do capital, em que as necessidades de existência dos diferentes grupos sociais na cidade não são prioridades. Nesse sentido, o Recife se revela como despedaçado no âmbito da cidadania e articulado na condição hegemônica de ampliação da expansão imobiliária às custas da despossessão ampliada. É um convite à reflexão e à leitura minuciosa sobre o Recife, uma cidade de conflitos e contradições, mas que é condição para a vida de milhões de pessoas”, descrevem as autoras.

Professora Edvânia Torres

torres@ufpe.br