Professora da University of Maryland Baltimore County (UMBC) apresentará seminário no Centro de Informática

Seminário acontece na terça-feira (21), às 9h, no anfiteatro do centro

O Seminário de Pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe, na próxima terça-feira (21), às 9h, no anfiteatro do centro, a professora Carolyn Seaman, da University of Maryland Baltimore County (UMBC), para apresentação do seminário “Technical Debt in Software Systems: Research Directions”.

A pesquisadora falará sobre a dívida técnica, um fenômeno que ocorre em sistemas de software, principalmente naqueles de grande porte e em uso por um longo período de tempo, onde o efeito cumulativo de decisões subótimas (e.g. atalhos de programação, testes inadequados, infraestrutura de software desatualizada) ao longo do tempo ameaça a qualidade do software. A dívida técnica também tem sido uma área de estudo ativa por pesquisadores de engenharia de software por quase 15 anos. A palestra examinará a pesquisa básica em dívida técnica, bem como tópicos atuais e emergentes.

Carolyn Seaman é professora titular de Sistemas de Informação e diretora do Centro para Mulheres em Tecnologia na University of Maryland Baltimore County (UMBC). A professora é PhD em Ciência da Computação pela University of Maryland, College Park, mestra pela Georgia Tech e bacharela pela College of Wooster (Ohio). Sua pesquisa consiste principalmente em estudos empíricos de engenharia de software, com ênfase particular em manutenção, estrutura organizacional, comunicação, medição e dívida técnica. Carolyn também investiga métodos de pesquisa qualitativa em engenharia de software, bem como diversidade e equidade na educação STEM. Mais informações podem ser encontradas no site pessoal.

Data da última modificação: 15/03/2023, 13:51