Processo Seletivo da UFPE de Ingresso por Transferência Externa e Portador de Diploma 2021.1 terá 1.738 vagas

O edital, com cronograma e todas as regras, será publicado brevemente

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofertará 1.738 vagas de graduação no Processo Seletivo de Ingresso por Transferência Externa e Portador de Diploma 2021.1. O quantitativo foi aprovado, na manhã de hoje (14), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), durante reunião remota. A seleção é voltada a estudantes de outras instituições de ensino superior e graduados.

As vagas estão divididas em quatro áreas de conhecimento. Todas as oportunidades são para cursos de graduação presenciais dos campi Recife, Caruaru e Vitória, em diferentes turnos. Os cursos com maiores ofertas são Engenharia de Minas (Recife) – 202 vagas; Pedagogia (Recife) – 163 vagas; e Química – Licenciatura (Caruaru) – 99 vagas. A resolução que trata deste assunto será publicada em breve no Boletim Oficial da UFPE.

A pró-reitora de Graduação da Universidade, Magna do Carmo Silva, explicou que as vagas disponibilizadas na seleção estão ociosas devido ao não preenchimento de todas no processo seletivo (Sisu ou vestibular) e, ainda, à evasão de estudantes ao longo do curso de graduação. Por isso, o processo seletivo é importante para a comunidade acadêmica, a sociedade e os órgãos de controle, ampliando o acesso ao ensino superior. Além disso, segundo a pró-reitora, “o preenchimento dessas vagas tem impacto positivo no aporte orçamentário disponibilizado para a UFPE”.

A Transferência Externa é o ingresso de alunos de outras instituições de Ensino Superior para continuidade do mesmo curso de graduação plena ao qual estavam vinculados. Já o Portador de Diploma é o ingresso de diplomados em cursos superiores. Essas especificações constam na Resolução nº 08/2021 do Cepe.

O edital do Processo Seletivo de Ingresso por Transferência Externa e Portador de Diploma 2021.1, com cronograma e todas as regras, será publicado brevemente, e a seleção está programada para agosto.

Data da última modificação: 15/07/2021, 15:57