Notícias Notícias

Voltar

Presidente do CNPq, Ricardo Galvão, participará de seminário na UFPE na próxima sexta-feira (17)

Ele abordará o papel do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, em evento no CCEN

O papel do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia é tema de seminário que ocorre nesta sexta-feira (17), a partir das 16h, no Auditório Ricardo de Carvalho Ferreira, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife da UFPE. O tema será apresentado pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). O evento é aberto ao público, não sendo necessária a inscrição prévia.

Durante o encontro, Ricardo Galvão fará um breve histórico da contribuição do CNPq na consolidação do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como uma apresentação detalhada de suas ações e programas desenvolvidos nos últimos anos – incluindo o recente aumento no valor das bolsas e perspectivas futuras. O seminário é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da UFPE. Será concedida declaração de ouvinte para os participantes.

BIOGRAFIA – Professor titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Galvão possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972), doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1976) e livre-docência em Física Experimental pela Universidade de São Paulo (1983).

Ricardo Galvão foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004-2011), diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2016-2019), presidente da Sociedade Brasileira de Física (2013-2016) e membro do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Física (2013-2016). Em fevereiro deste ano, Galvão foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É ainda membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências e especialista em física de plasmas e fusão nuclear controlada.

Mais informações
posgrad.df@ufpe.br

Data da última modificação: 15/03/2023, 15:18