Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesa de tese de doutorado na próxima terça-feira (13)

A defesa será realizada de forma virtual, às 14h, e os interessados em assistir devem entrar em contato com o autor por e-mail

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, vinculado ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove defesa de tese de doutorado na próxima terça-feira (13). Intitulada “A Theory of Communication in Distributed Software Development Teams”, a tese foi desenvolvida pelo discente Nelson Galvão de Sá Leitão Júnior, orientada pelo professor Hermano Perrelli de Moura e coorientada pelo professor Ivaldir Honório de Farias Junior (UPE). O trabalho será defendido às 14h, de forma virtual, e os interessados em assistir devem entrar em contato com o autor através do e-mail nfslj@cin.ufpe.br

A banca examinadora da tese será composta pelos professores Adriano Bessa Albuquerque (Unifor/Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada); Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE/Centro de Informática); Carla Taciana Lima Lourenco Silva Schuenemann (UFPE/Centro de Informática); Sabrina dos Santos Marczak (PUC/RS/Escola Politécnica); e Wylliams Barbosa Santos (UPE/Campus Caruaru).

Resumo

A comunicação efetiva é um desafio significativo e persistente nas equipes de Desenvolvimento Distribuído de Software. Pensando nisso, pesquisadores têm dedicado tempo e esforço na construção de ferramentas e metodologias que auxiliem na maior eficácia da comunicação nessas equipes. Ainda assim, esse esforço não tem sido amparado por nenhuma teoria científica criada para descrever o Fenômeno da Comunicação nesse contexto, apesar da importância da comunicação nessas equipes. Teorias são importantes para os pesquisadores, pois oferecem uma estrutura conceitual comum para apoiar fatos e conhecimento, e pesquisadores da Ciência da Computação têm usado teorias para apoiar suas intervenções, achados, hipóteses e procedimentos metodológicos. Este estudo tem como objetivo descrever o fenômeno da comunicação em equipes de Desenvolvimento Distribuído de Software por meio da construção de uma teoria de comunicação. Ao atingir esse objetivo, este estudo também visa estabelecer uma base teórica para estudos futuros na academia e uma referência para a indústria e, assim, ajudar a mitigar o caráter desafiador persistente da comunicação nas equipes de Desenvolvimento Distribuído de Software. Este estudo está estruturado em um delineamento metodológico de três etapas, a saber: Etapa 1 - a Consolidação da Lacuna do Estudo, a partir de uma revisão exploratória e não extensa da literatura; Etapa 2 - a Construção da Teoria, via Teoria Fundamentada por completo, incluindo um extenso processo analítico; Etapa 3 - a Consolidação da Teoria, com base em um Mapeamento Sistemático da Literatura, uma atividade de posicionamento e um processo de avaliação. Os achados incluem a teoria emergente que descreve o fenômeno da comunicação em equipes distribuídas, denominada Teoria das Dimensões da Comunicação Distribuída. Os achados também incluem os resultados do Mapeamento Sistemático e considerações sobre o processo de posicionamento da teoria emergida na literatura contemporânea. Além disso, os achados incluem os resultados da avaliação da teoria, com base nos resultados de uma sessão de Grupo Focal e considerações sobre três conjuntos de critérios de credibilidade. Nossa principal conclusão é que o Fenômeno da Comunicação em Equipes de Desenvolvimento Distribuído de Software é descrito por ações e construtos multidisciplinares, representados por sete dimensões de comunicação e 34 componentes teóricos. Incluindo cultura, idioma, fusos horários, práticas, reuniões, mídia, assim como construtos comportamentais e sociais.

Data da última modificação: 09/07/2021, 16:22