Pesquisadores do Nepe-UFPE participam do 7º Fórum Internacional da Rede Dialog/Quebec

A Rede Dialog é um fórum estratégico internacional que reúne mais de 120 pessoas que atuam com vários parceiros universitários e parceiros indígenas

Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE participam do 7º Fórum Internacional da Rede Dialog. Este fórum será realizado na cidade de Quebec, no Canadá, de amanhã (14) até o dia 17 deste mês. A Rede Dialog é parte do Instituto Nacional da Pesquisa Científica (INRC) do Canadá.

O professor Renato Athias, coordenador do Nepe, e Lara Erendira A. de Andrade, doutora em Antropologia pela UFPE e pesquisadora do Nepe, estarão presentes neste fórum para discutir os protocolos de cooperação entre o núcleo e a Rede Dialog para os próximos sete anos. A rede, da qual fazer parte vários antropólogos brasileiros, caracteriza-se por sua visão ampla do papel propulsor da relação de parceria no avanço do conhecimento, seu modo de atuação baseado na abertura às múltiplas formas de conhecimento, sua missão mobilizadora e inclusiva, sua existência de longo prazo, a qualidade de suas ações colaborativas com os povos indígenas.

A Rede Dialog é um fórum estratégico interuniversitário, interinstitucional, interdisciplinar e internacional que reúne mais de 120 pessoas que atuam com estreita colaboração de vários parceiros universitários e parceiros indígenas. Atua há vários anos na interface entre o ambiente universitário e o ambiente comunitário indígena. Ele conecta pesquisadores, acadêmicos, atores, atores sociais do mundo indígena e estudantes engajados em um processo de atualização e renovação de práticas de pesquisa, aprendizagem coletiva, metodologias participativas, teorias decoloniais e conhecimentos científicos e indígenas. A coordenadora-geral da Rede Dialog é a professora Carole Levesque, do IRNC.

Data da última modificação: 13/10/2022, 14:59