Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa de professor da UFPE é tema de filme a ser lançado na França

A obra é uma produção da franco-canadense World Cultural Diversity (WCD)

Na próxima quinta-feira (25) será lançado, em Paris, a versão francesa do filme intitulado “Les Mots Enchantés des Hupd'äh d’Amazonie - Maîtres des Savoirs, raconté par Renato Athias”, realizado a partir de uma entrevista que o professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, concedeu à diretora Mina Rad, em fevereiro deste ano, na França. A obra é uma produção da franco-canadense World Cultural Diversity (WCD). 

Devido à situação de pandemia e isolamento social, a WCD lançará o filme virtualmente através de uma videoconferência. Mas quem tiver interesse de assistir em avant-première, pode se inscrever no link que a produtora criou no Vimeo e que ficará aberto (mediante uso da senha Bihit) livremente somente até o dia do lançamento, próximo dia 25 de junho, às 14 horas de Brasília e 19h de Paris. Após a inscrição, o interessado receberá um e-mail de confirmação com instruções para ingressar na videoconferência.

Segundo o professor Athias, a produção está baseada no pensamento de três chefes de clãs Hudp'däh, povo indígena com o qual trabalha há algumas décadas. “O filme está apoiado em imagens e músicas gravadas nas décadas de 1970 e 1980 de meu acervo pessoal de pesquisa, que atualmente está digitalizado e disponível nos Arquivos das Línguas Indígenas da América Latina (AILLA) da Universidade do Texas, no Campus de Austin, e a realizadora Mina Rad preparou esta versão com os arquivos pessoais”, esclarece.

Data da última modificação: 18/06/2020, 17:30