Penúltimo dia da 73ª Reunião Anual da SBPC terá debates sobre efeitos da pandemia sobre a educação e o meio ambiente

Atração cultural será o espetáculo Cabaret dos Seres da Ribalta

No penúltimo dia de programação científica, amanhã (22), a SBPC apresenta oito debates na programação científica de sua 73ª Reunião Anual. O dia também contará com sessões promovidas por sociedades científicas, dentre elas, a Federação Brasileira de Associações Científicas e Académicas de Comunicação (Socicom), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), a Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBmet) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

Das 9h às 11h, a SBPC realiza três mesas-redondas. A primeira, intitulada “A década do oceano no Brasil”, terá como coordenador Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano. Entre os palestrantes estão Karen de Oliveira Silverwood-Cope, coordenadora da sub rede de pesquisa de políticas públicas da Rede Clima e pesquisadora visitante do Ipea e coordenadora-geral de Oceanos, Antártica e Geociências no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI); Germana Barata, coordenadora do curso de Especialização em Jornalismo Científico da Unicamp, professora do curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor-Unicamp; e Eliane Gonzalez Rodriguez, professora da Fundação Educacional da Região dos Lagos e pesquisadora titular do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

A segunda mesa “Aprendizagem escolar na pandemia: que contribuições a ciência pode dar?”, contará com a coordenação de Roberto Lent, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os palestrantes são Elaine de Paulo da Paixão, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seduc/RJ); Maria Beatriz Martins Linhares, professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); e Marianne Rossi Stumpf, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Das 14h às 16h, a SBPC realiza com a Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno), a mesa-redonda “O projeto de desmonte das políticas nacionais na esfera ambiental: consequências e ações de mitigação no cenário pós Covid-19”. Coordenado por Luciana Gomes Barbosa, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), presidente da ABLimno e coordenadora do Grupo de Trabalho em Meio Ambiente da SBPC, a atividade terá o deputado Rodrigo Agostinho (CD), Jose Antonio Marengo Orsini, pesquisador titular e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Mercedes Maria da Cunha Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB), como palestrantes.

Das 9h às 11h, a entidade realiza três painéis. O primeiro deles intitulado “Rumo às independências – as comemorações do bicentenário”, terá Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, como coordenador. A atividade contará também com a participação de Valdei Lopes de Araújo, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); o escritor Jessé Souza; o líder indígena e ambientalista Ailton Krenak; Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e Renato Janine Ribeiro, professor da USP e presidente eleito da SBPC.

O painel “Inovação aberta”, coordenado por Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite, terá como palestrantes Guilherme Travassos, professor e coordenador do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ); Ronan Damasco, da Microsoft; e Bruno Campos de Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

O terceiro painel intitulado “As ciências são sobretudo humanas?”, será realizado em parceria com o Fórum das Associações de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSALLA). Com coordenação de Cláudia Lago, da USP, a atividade terá Patrícia Valim, professora de História do Brasil Colonial no Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Andréa Luisa Zhouri Laschefski, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora; Reinaldo Guimarães, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Aldo José Gorgatti Zarbin, professor ;do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como palestrantes.

Às 16h30, a SBPC realiza três conferências. Intitulada “O legado da escravidão e o futuro do Brasil”, a atividade será proferida pelo escritor Laurentino Gomes, e apresentada por Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC.

A terceira conferência “O que já sabemos sobre a Covid-19” será proferida por Esper Georges Kallás, professor do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP. A atividade será realizada por Lucile Maria Floeter-Winter, professora do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP) e diretora da SBPC.

O dia será encerrado com a apresentação do espetáculo Cabaret dos Seres da Ribalta, às 21h30. O espetáculo é o primeiro projeto artístico do Mare – Movimento Artístico Evolucionário, movimento de união de artistas de Juiz de Fora que surgiu no contexto da pandemia de 2020. A proposta é apresentar diferentes expressões artísticas existentes na cidade, com números de música, dança, palhaçaria e teatro de marionetes. Cabaret foi contemplado pelo Prêmio Janelas Abertas.

Data da última modificação: 21/07/2021, 16:48