Notícias Notícias

Voltar

Palestra sobre “Separação de fases em uma mistura topológica” acontece no Departamento de Física da UFPE

No colóquio, serão apresentados resultados teóricos relacionados à pesquisa realizada com skyrmions

O Departamento de Física da UFPE promove colóquio amanhã (4), às 16h, no auditório do DF, sobre “Separação de fases em uma mistura topológica”, a ser proferido pelo professor Clécio Clemente, também do departamento. No colóquio, serão apresentados resultados teóricos relacionados à pesquisa realizada com skyrmions visando tratar da interação entre eles e muitos vórtices.

Clécio Clemente tem graduação em Física (1998) e mestrado em Física (1999), ambos pela UFPE, e doutorado em Física pela UFPE (2003) com estágio sanduíche na Universidade Católica de Leuven, Bélgica, onde também realizou um pós-doutoramento de 2003 a 2005. É professor da DF-UFPE desde 2006. Tem experiência nas áreas de Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, com particular interesse em texturas topológicas de spin em magnetos quirais, vórtices em supercondutores, matéria ativa e processos estocásticos.

Resumo

Skyrmions magnéticos são redemoinhos de spin protegidos topologicamente encontrados em magnetos quirais. Foram observados experimentalmente há pouco mais de 10 anos e têm sido apontados como elementos essenciais para uma nova geração de dispositivos lógicos e memória magnética. Sob condições apropriadas, os skyrmions formam cristais muito peculiares com propriedades ainda pouco compreendidas. Por este motivo, têm despertado muito interesse também em pesquisa básica. Experimentos recentes têm demonstrado que skyrmions magnéticos podem interagir fortemente com outras excitações topológicas, os vórtices supercondutores, em materiais híbridos compostos de filmes magnéticos e supercondutores justapostos. Neste colóquio, apresentaremos resultados teóricos que sugerem que interações suficientemente fortes entre muitos skyrmions e muitos vórtices nesse tipo de material levam a um processo de separação de fases, com a formação de gotículas, listras ou bolhas de vórtices e skyrmions, dispostas em padrões surpreendentemente diversos. Tais padrões se assemelham à emulsão de dois líquidos imiscíveis, como p.ex. a manteiga, que consiste basicamente da dispersão de gotículas de água em gordura. No entanto, diferentemente das emulsões, as microfases topológicas de vórtices e skyrmions observadas são fases de equilíbrio e têm comprimentos característicos bem definidos e que podem ser controlados experimentalmente.

Data da última modificação: 03/11/2022, 16:18