Notícias Notícias

Voltar

Nuhumar promove lançamento de segunda parte da série documental “Facepe: um sonho coletivo”

Exibição ocorrerá na sexta-feira (5), às 16h, no YouTube

O Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE, promoverá, nesta sexta-feira (5), o lançamento da parte II da série documental “Facepe: um sonho coletivo”, dirigida por Andreia Santos (UFPB) e Cristiano Ramalho (UFPE). Intitulada “Um sonho Institucionalizado”, a parte II do documentário será exibida às 16h no canal oficial da série no YouTube. 

A primeira parte do documentário, lançada em dezembro de 2021, se chama “O Nascimento da Facepe” e abordou a criação da primeira agência pública estadual de fomento à pesquisa no Nordeste do Brasil, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em 1989.

Sinopse

A parte II da série documental remete aos desafios enfrentados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) em seus mais de 30 anos de existência, no intuito de tornar real os desejos da comunidade científica local. Assim, a organização, inspirações, épocas de escassez ou de investimentos públicos vividos pela fundação caminham em diálogo com as visões e repercussões das atuações dos agentes do campo político na área da Ciência e Tecnologia, bem como as (re)ações do campo acadêmico nesse universo de institucionalização de um sonho, a Facepe. Tudo isso é lembrado por importantes cientistas, que se envolveram na luta pela criação, defesa e/ou participaram da gestão da Facepe.

Mais informações
Professor Cristiano Wellington Noberto Ramalho

cristiano.ramalho@ufpe.br

Data da última modificação: 03/08/2022, 16:21