Núcleo de Ciências da Vida da UFPE divulga pesquisas sobre obesidade infantil e suicídio entre idosos em dois artigos

Pesquisadores do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, ao qual está vinculado o curso de Medicina, divulgaram resultados de suas investigações sobre a obesidade infantil e sobre o suicídio entre idosos em dois artigos elaborados em conjunto com estudantes da graduação. Os trabalhos foram publicados pelas revistas científicas Research, Society and Development e Revista Baiana de Saúde Pública.

O professor Gustavo Nascimento e a professora Mariana Olívia publicaram o artigo intitulado “Abordagens de prevenção e tratamento da obesidade infantil na atenção básica: revisão narrativa” na Research, Society and Development. Junto com eles, trabalharam os graduandos Bruna Maria Ávila Azevedo, Éllyda Vitória de Lima, Idomeu Parente Primo Júnior, Maria Izabel Cândido Carneiro, Alice de Almeida Alcântara, Karoliny Júlia Santos Pimentel, Maria Luiza Silva Florencio Nunes, Matheus Pereira de Araújo e Jeanluca Espíndola Pereira.

No artigo, os autores ressaltam que a contribuição da família é um dos principais fatores relacionados à adesão das crianças e ao sucesso do tratamento. Eles também comentam sobre a necessidade de se investir na formação dos profissionais de saúde para que haja um maior cuidado com as crianças que estão com excesso de peso, com destaque para a educação em saúde.

“Os profissionais da educação são agentes cruciais para reforçar a prática de hábitos saudáveis em diálogo com o seio familiar e com o sistema de saúde, necessitando de maior investimento em capacitações para enfrentar essa problemática”, afirmam.

Já o professor Fernando Castim Pimentel e a professora Raquel Lins Acioli publicaram na Revista Baiana de Saúde Pública, junto a então estudante de Medicina e agora médica Amanda Neves, o artigo “Perfil, evolução e distribuição espacial dos óbitos por suicídio em idosos na região Nordeste, Brasil”.

Os pesquisadores fazem um alerta sobre a taxas de suicídio entre idosos no Piauí e enfatizam questões de saúde pública. “Tanto o aumento da mortalidade ao longo dos anos como a maior concentração de municípios com indicadores elevados de mortalidade por suicídio pelos idosos foram identificados nesse estado. Aumento estatisticamente relevante do coeficiente de mortalidade por suicídio também foi observado nos estados do Maranhão, Ceará, Paraíba, Bahia e Pernambuco”, descreve o trio, acrescentando que as informações podem auxiliar na formulação de estratégias para a prevenção do suicídio, proporcionando um direcionamento mais assertivo dos esforços em saúde.

Data da última modificação: 23/02/2023, 13:10