Minuta da resolução sobre atividades docentes é debatida com chefias de departamentos e de unidades de lotação

A minuta da resolução que dispõe sobre as atividades docentes das carreiras de magistério federal no âmbito da UFPE está sendo debatida com professores da Universidade. Um destes encontros foi realizado, na última quinta-feira (10), no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife, com a participação do reitor Alfredo Gomes, chefes de departamentos e de unidades de lotação, gestores e pró-reitores. O evento foi coordenado pelo Gabinete do Reitor. Em breve, haverá nova reunião com coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação.

O documento visa a disciplinar a carga horária de trabalho dos docentes nas diversas áreas de atuação: ensino, pesquisa, extensão, gestão, formação e inovação. Entre os destaques estão a incorporação das atividades de inovação e formação docente como atividade docente; a regulamentação de atividades de gestão nos diversos níveis na Universidade; e a corresponsabilidade na atribuição de carga horária docente, com a criação de instrução normativa em cada centro acadêmico.

“O principal benefício para os docentes é a atualização da normativa sobre distribuição de carga horária, incorporando novas áreas de ação”, explicou o chefe de Gabinete, professor Sérgio Abranches, que apresentou a minuta na reunião da semana passada. Esta resolução também busca atualizar a normativa interna sobre atividades docentes e revogar a Resolução nº 01/1988 do Conselho Universitário.

De forma ampla, para realizar este trabalho, os estudos estão sendo feitos há vários anos. Para a minuta atual, especificamente, os estudos começaram em 2020, e a proposta foi colocada em consulta pública em 2021. Há previsão de apreciação desse documento pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no dia 12 de abril.

A concepção da minuta envolveu diversos setores da UFPE, como as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), de Extensão e Cultura (Proexc), de Pesquisa e Inovação (Propesqi), de Pós-Graduação (ProPG) e para Assuntos Estudantis (Proaes), além dos centros acadêmicos. O Gabinete do Reitor atuou na coordenação dos estudos e debates e na elaboração do texto da minuta.

Data da última modificação: 15/03/2022, 18:16