Matrícula dos estudantes veteranos no semestre letivo 2020.2 começa neste sábado (15)

Os calouros não precisam realizar matrícula, pois ela é feita automaticamente nas disciplinas do 1º período

Os estudantes veteranos da graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) devem realizar a matrícula no semestre letivo 2020.2 de sábado (15) até o próximo dia 19 via Siga. As aulas se iniciam no dia 24 deste mês e a matrícula de retardatários será nos dias 1° e 2 de junho. Confira o edital de matrícula.

A modificação de matrícula acontece de 24 deste mês até o dia 2 de junho. Durante esse período, é possível realizar inclusão de componentes curriculares, trancamento do semestre ou matrícula vínculo. O trancamento do semestre letivo 2020.2 não será contabilizado no limite estabelecido nos normativos vigentes.

Para os estudantes que se enquadrem nos grupos de risco indicados pelo Ministério da Saúde e convivam no mesmo lar com pessoas de risco ou tenham filhos em idade escolar, será possível realizar o cancelamento do estágio sem ônus. Apenas o estágio poderá ser cancelado sem ônus.

O vínculo com a UFPE, seja mediante matrícula em componentes curriculares, ou através de trancamento de semestre ou matrícula vínculo, deve ser renovado pelo aluno, necessariamente, a cada semestre letivo e sempre através do Siga. A não realização de qualquer dos procedimentos de matrícula acarretará na perda do vínculo com a UFPE.

INGRESSANTES – Os estudantes calouros não precisam realizar matrícula, pois ela é feita automaticamente nas disciplinas obrigatórias do 1º período. A dispensa de disciplinas deverá ser solicitada na Coordenação do Curso ou de Área, tão logo seja feita a entrega dos documentos na pré-matrícula.

A matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deve ser solicitada pelos ingressantes, diretamente no Siga, durante o período de correção e modificação de matrícula, sob orientação da Coordenação do Curso ou de Área, respeitando os prazos do calendário acadêmico. Os estudantes calouros somente terão acesso ao Siga a partir do primeiro dia de aula.

FORMATO – As atividades acadêmicas previstas para o semestre de 2020.2, no âmbito da graduação presencial, serão realizadas em formato híbrido, com atividades 1) exclusivamente remotas ou 2) remotas e/ou presenciais, desde que preservadas as condições de biossegurança.

As atividades remotas ocorrerão, preferencialmente, com o uso das ferramentas Google GSuite adotadas pela UFPE. Para ter acesso a essas ferramentas, os estudantes devem atualizar seu e-mail institucional por meio da criação de uma conta UFPE ID, que deve ser usada para fazer login.

OUTRAS INFORMAÇÕES – O edital traz ainda informações importantes sobre autorização de uso de imagem e voz, monitoria, desbloqueio do CPF para acesso ao Siga, protocolo de matrícula, realização da solicitação de matrícula, disciplinas isoladas, recusa definitiva de matrícula e registro de frequência.

GUIA DO ESTUDANTE – O semestre letivo 2020.2 é regido pela Resolução nº 23/2020 do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepe) da UFPE, em conjunto com as demais resoluções acadêmicas. Em caso de dúvidas, o estudante pode acessar o Guia do Estudante ou procurar a coordenação do seu curso.

Data da última modificação: 13/05/2021, 18:18