Live marca o lançamento de livro sobre paisagem e jardim desenvolvido por professores da UFPE e de universidade mexicana

Encontro terá início às 20h no canal do Laboratório de Paisagem da UFPE no YouTube

Na próxima sexta-feira (7) acontecerá live que marcará o lançamento do livro “México-Brasil: Paisagem e Jardim como Patrimônio Cultural”. A obra é resultado do II Seminário Internacional ocorrido na cidade do Recife, em 2017, e representa parte da série que vem se construindo da parceria entre os dois países, fruto de um convênio firmado em 2015 entre a Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) do México e o Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. O encontro terá início às 20h no canal do Laboratório de Paisagem da UFPE no YouTube.

Os professores Roseano Piccolo, Saúl Alcantara e Tomás Lapa atuaram como apresentadores da live que contará com apresentações dos professores Ana Rita Sá Carneiro, Joelmir Marques e Lúcia Veras falando sobre seus trabalhos presentes no livro. Todos os professores citados estão vinculados ao Laboratório da Paisagem da UFPE.

Segundo os autores, de modo muito particular, a paisagem e o jardim, compreendidos como patrimônio cultural, revelam as relações do homem com seu território, cujo caráter simbólico, apoiado nas dimensões natural, cultural e histórica, associa-se à identificação de determinados lugares que conservam, no presente, traços do passado, apreendidos da relação entre quem percebe e o que é percebido, entre razão e sentimento que os tornam “condensadores de emoções”.

Ao todo, o livro traz 10 textos distribuídos entre mexicanos e brasileiros, mais o texto de abertura, uma coautoria dos dois países, quando se estimula a discussão sobre o reconhecimento da obra de Roberto Burle Marx no Brasil como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (Unesco).

O Laboratório da Paisagem da UFPE foi fundado em 1998. Tem como missão construir um pensamento paisagístico a partir de uma perspectiva multidisciplinar da paisagem e como visão, ser um centro de referência internacional da pesquisa, ensino e extensão em paisagem e jardim. O laboratório lidera os seguintes Grupos de Pesquisa do CNPq: Jardins de Burle Marx, Conservação do Patrimônio Natural e Pensar Paisagem.

Mais Informações
Laboratório da Paisagem