Lançamento da Coleção Recife 500 anos traz novas propostas para uma cidade mais sustentável

Projeto contou com a participação de cerca de 70 pesquisadores na produção dos 12 livros que compõem a coleção

A Coleção Recife 500 Anos, que busca um novo modelo para a cidade com base no desenvolvimento sustentável, foi lançada na última sexta-feira (15), no Auditório do Brum, no Centro de Convenções de Pernambuco. O projeto da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Prefeitura do Recife, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Observatório do Recife contou com a participação de cerca de 70 pesquisadores na produção dos 12 livros que compõem a coleção, a ser publicada ao longo de 2022. Os quatro primeiros volumes já podem ser baixados gratuitamente no site da Cepe e também contam com 500 cópias impressas cada um. Saiba mais sobre os títulos.

Foto: Anderson Lima

Reitor elogiou a publicação da coleção, fruto de parcerias

Para o reitor Alfredo Gomes, trata-se de um momento memorável e histórico. “Esses belíssimos volumes enchem de orgulho a todos nós, não só pela publicação, mas pela capacidade de formulação de políticas públicas para repensar a cidade”, frisou, lembrando a importância da universidade pública para construir parcerias e propor soluções. Também anunciou a criação do Observatório Internacional Clima Recife, que traz para a pauta o debate em torno das questões relativas ao meio ambiente e à sustentabilidade. “A iniciativa consolida o alinhamento das políticas públicas e pesquisas acadêmicas rumo ao debate da sustentabilidade ambiental e da promoção de cidades mais integradas e felizes”, afirmou.

O professor Roberto Montezuma, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, coordenador do projeto, agradeceu aos pesquisadores e ao corpo técnico, que recebeu uma salva de palmas. Coordenador do Observatório do Recife (movimento da sociedade civil que reúne setores empresariais, acadêmicos, movimentos sociais e cidadãos em prol de uma agenda de desenvolvimento sustentável), Francisco Cunha lembrou que o projeto começou a ser pensado dez anos atrás, com foco em pilares como o planejamento de longo prazo pro aniversário de 500 anos da cidade, o controle urbano do poder público sobre o território, as questões de mobilidade e o potencial dos rios que cortam o Recife.

Evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco

“A UFPE tem sido, de longas datas, uma importante instituição que compõe o crescimento e o planejamento da cidade do Recife”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, que considera que a coleção apresenta “um caminho, um sonho, um desejo, uma alternativa de construção mais justa da cidade”. O prefeito disse que os materiais devem ser disponibilizados nas escolas para catalisar o conhecimento e que o encontro das pessoas e a viabilidade das instituições vai se transformar em algo concreto para o Recife. “Temos o desafio de transformar esse sonho em realidade e o dever de casa vai ser traduzido em investimento público bem focalizado”, disse.

Data da última modificação: 18/07/2022, 16:33