Laboratório de Antropologia lança documentário sobre impactos causados por grandes empreendimentos em Suape amanhã (22)

Filme apresenta a perspectiva dos moradores

O Laboratório Interdisciplinar Natureza, Cultura e Técnica (AYE) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PGGA) da UFPE lança amanhã (22), a partir das 19h, o filme “ContaminaAções: Caminhos e Memórias da Praia de Suape” no canal do laboratório no YouTube. O lançamento será precedido por uma roda de conversa com os realizadores.

O documentário apresenta moradores da praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho (PE), que contam a história de sua comunidade à luz dos impactos causados pelos grandes empreendimentos (portuário, industrial e turístico), pelo desastre do derramamento do petróleo no litoral nordestino e pela pandemia da Covid-19. Na ocasião, também será lançado o site “Suape: outras memórias e narrativas”, que hospeda o documentário e outros materiais audiovisuais sobre a comunidade da Praia de Suape. O link para a sala virtual (Google Meet) do lançamento e roda de conversa será divulgado no Instagram do AYE.

A obra é resultado do projeto de extensão “Tenda Itinerante”, executado entre 2020 e 2021 e coordenado pelos professores do PPGA Ana Cláudia Rodrigues e Hugo Menezes Neto. Integra os esforços da UFPE em empreender ações nos lugares atingidos pelo petróleo em 2019. A gravação foi feita por moradores da comunidade a partir de celulares.

Participaram de sua produção professores e estudantes do PPGA e do curso de graduação em Ciências Sociais, além de representantes da comunidade da praia de Suape. O site é produto do projeto de extensão coordenado pelo professor Alex Vailati no Laboratório de Antropologia Visual, financiado pelo Edital de Criação Artística da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e desenvolvido por uma equipe composta da alunos e alunas da graduação em Ciências Sociais e do PPGA.

O teaser do filme está disponível aqui.

Link direto para o lançamento
Instagram do Aye @aye.antropologia

Data da última modificação: 21/06/2021, 18:53