Inscrições para o Sisu 2022 começam na terça-feira (15) e UFPE ofertará 7.012 vagas em cursos de graduação

Quarenta vagas são para o novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), em Caruaru

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, do Ministério da Educação (MEC), abre inscrições on-line, de 15 a 18 deste mês. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofertará, nesse processo seletivo, 7.012 vagas para ingresso em 105 cursos de graduação nos campi Recife, Caruaru e Vitória. Esse quantitativo soma 40 vagas a mais na comparação com o Sisu 2021, correspondentes ao novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a ser oferecido no Campus Caruaru.

As vagas, destinadas aos cursos de graduação presenciais com ingresso em 2022, estão distribuídas da seguinte forma: 5.522 vagas para o Campus Recife, 1.060 vagas para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/Caruaru e 430 vagas para o Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Metade do quantitativo total será reservada às cotas.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão utilizadas integralmente na seleção da UFPE. A nota final, para efeito de classificação, será obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade. As notas mínimas (ponto de corte) foram ajustadas pelos cursos da UFPE.

O quantitativo total de vagas disponibilizado pela UFPE no Sisu 2022 foi aprovado, no dia 24 de setembro de 2021, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião remota. Também foram aprovados os pesos e as notas mínimas a serem aplicados ao Enem 2021, que será utilizado para a seleção. As resoluções aprovadas pelo Cepe sobre o Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 estão disponíveis na página Sisu UFPE.

Não participarão do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura, Dança/Licenciatura, Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena. Esses serão regidos por resolução específica, em consonância com o parágrafo único, artigo 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.

ENGENHARIAS CTG (RECIFE) – Os candidatos classificados no conjunto Engenharias CTG (Recife), via Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, ingressarão no primeiro ano do ciclo básico dos cursos, devendo, no decorrer do segundo semestre letivo, fazer a escolha definitiva por um dos cursos. Fazem parte das Engenharias CTG (Recife) os seguintes cursos: Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Naval; Engenharia Química; e Engenharia de Telecomunicações.

INCLUSÃO REGIONAL – Ainda no âmbito do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, o Cepe aprovou a reafirmação do Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do Campus Recife para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.

Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem: 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos; 7% para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco; e 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

Data da última modificação: 15/02/2022, 14:31