Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para 2ª turma de residência tecnológica do CIn, Stellantis e Facepe para formação de profissionais para a indústria automotiva

O curso é uma pós-graduação lato sensu gratuita

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e a Stellantis, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos, abriu edital para a segunda rodada do programa de residência tecnológica para a formação de profissionais para a indústria automotiva. Dessa vez, serão três especializações, sendo uma em Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls), uma em Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration) e, a novidade deste ano, a abertura de uma nova especialização em Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software).

Os cursos, com 360 horas de carga horária, são pós-graduações lato sensu oferecidas pelo CIn e atualmente encontram-se em fase de análise pela UFPE. As turmas serão coordenadas pelos professores Abel Guilhermino (Controls), Divanilson Campelo (Calibration) e Breno Miranda (Software), respectivamente. Essa é também uma iniciativa do Locus de Inovação no setor automotivo em Pernambuco. A estimativa é que os cursos terão início em 3 de abril deste ano, com duração de seis meses. Ao todo, são 60 vagas, sendo 30 com bolsas ofertadas para os primeiros colocados em cada linha de atuação.

Os selecionados terão cinco meses de aulas teóricas remotas, com aulas ministradas por professores da UFPE, UFRPE, UnB, UTFPR e UFSC, universidades renomadas na área automotiva, e um mês de formação prática, podendo ser presencial ou remota, recebendo treinamento com a Stellantis e UFPE.

Ambas as especializações da residência tecnológica CIn/Facepe/Stellantis buscam profissionais formados em engenharia ou tecnologia e que tenham amplo domínio do inglês. Os interessados podem conferir todas as informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma no edital.

"A primeira turma do programa de residência tecnológica foi um verdadeiro sucesso e está em fase de finalização. Mais de 90% dos profissionais que participaram do programa foram contratados, mostrando dessa forma, o alto nível dos profissionais que estão sendo formados pela residência tecnológica", informa um dos coordenadores do programa, o professor Abel Guilhermino. Todas as candidaturas recebidas serão consideradas sem distinção de etnia, religião, gênero, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, idade ou qualquer outra.

Stellantis - A Stellantis é um dos principais fabricantes de automóveis e fornecedores de mobilidade do mundo. Suas marcas incluem Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:39