II Conic Virtual traz cerca de 150 apresentações de trabalhos a partir de terça-feira (27)

Resultados dos projetos que foram desenvolvidos ao longo de um ano serão apresentados em sessões orais em salas virtuais

A segunda edição do Congresso de Iniciação Científica Virtual (II Conic Virtual) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acontece de terça (27) até sexta-feira (30) e reúne uma fração representativa dos resultados de trabalhos das edições 2019-2020 dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Pibiti) e de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).

Esses programas somam mais de 1,2 mil projetos, que foram desenvolvidos entre agosto de 2019 e julho de 2020. O evento conta com uma fração de 10% de todos os trabalhos, que corresponde a aproximadamente 150 sessões na programação do congresso virtual, com trabalhos nas áreas de Saúde, Exatas, Biológicas, Agrárias, Humanas, Linguística, Letras e Artes, Sociais Aplicadas e Engenharias.

Todos os trabalhos representam os resultados dos projetos que foram desenvolvidos ao longo de um ano e serão apresentados em sessões orais em salas virtuais. Os vídeos das apresentações foram gravados anteriormente pelos estudantes e escolhidos mediante a avaliação de pareceristas do comitê interno Pibic, levando em conta a disponibilidade da participação do estudante. Após a apresentação do vídeo de sua pesquisa, cada estudante será arguido e os resultados serão discutidos com membros avaliadores.

A edição traz ainda uma palestra com o professor Antônio Carlos Pavão, que desenvolve um importante trabalho de difusão científica para o Estado de Pernambuco: a criação, consolidação e manutenção do Espaço Ciência, maior museu interativo de ciência em nosso Estado. Sua experiência como incentivador da ciência poderá ser conferida on-line no YouTube da UFPE na terça-feira (27), às 16h.

Estudantes da UFPE e membros de outras comunidades acadêmicas e não acadêmicas poderão participar se inscrevendo como participantes ouvintes preenchendo formulário eletrônico até terça-feira (27), às 17h. Haverá emissão de certificado de participação. Pesquisadores, doutores, pós-doutores e doutorandos podem se inscrever como avaliadores, também por meio de formulário eletrônico, até a terça-feira (27), às 14h.

Data da última modificação: 23/07/2021, 16:27