Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas ouve especialista e dá dicas para um Carnaval saudável durante e após a festa

A Unidade de Comunicação Social do HC da UFPE colheu recomendações e dicas que servem não só para o Carnaval, mas para toda a vida

A saudade acabou e o Carnaval chegou. E como a festa popular é marcada não só pela alegria, mas também pela aglomeração de foliões e pelo calor do verão, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar desidratação, problemas gastrointestinais e as famosas viroses pós-Carnaval, por exemplo. A Unidade de Comunicação Social do Hospital das Clínicas da UFPE ouviu um especialista e colheu recomendações e dicas que servem não só para o Carnaval, mas para toda a vida, e que podem  ajudar a não atrapalhar a festa, além de evitarem problemas após o reinado de Momo.

"No Carnaval, as principais recomendações estão relacionadas à política de redução de danos, com medidas como ingerir bastante água e outros líquidos, minimizando os riscos de desidratação; uso de proteção solar, como bonés e filtros solares; ter muito cuidado com a procedência dos alimentos, procurando ingerir comidas leves; e não esquecer o uso do preservativo que evita infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada", destaca o coordenador da Área Assistencial de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HC, Paulo Sérgio Ramos.

E como a pandemia ainda não acabou, a prevenção à covid-19 continua. É importante manter as vacinas em dia e evitar aglomerações em locais fechados. Caso a pessoa esteja com sintomas gripais, deve descansar bastante, ficar em casa e reforçar a alimentação e a hidratação. "Neste cenário em que teremos um importante evento de massa e com uma população expressiva ainda imunossuscetível ao vírus da covid, haverá algum risco de aumento no número de casos de infecção, ocasionando surtos focais em regiões do País. Dados preliminares têm sugerido que a subvariante XBB1.5. da Ômicron, recém-identificada no Brasil, tem apresentado maior poder de espalhamento e possível escape aos mecanismos imunes, de forma que se pode considerar uma preocupação para a saúde pública", afirma Paulo Sérgio, que também é professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE.

Mais cuidados
Hidratar o corpo consumindo, no mínimo, dois litros de água por dia é muito importante. No calor e com o suor provocado, essa quantidade pode ser aumentada - água de coco e sucos de frutas são sempre bem-vindos. E se o folião for consumir bebida alcóolica, não deve exagerar e nem dirijir veículos, além de beber outros líquidos paralelamente, pois o álcool desidrata. Outro cuidado fundamental é com o sol: deve-se usar filtros protetores, bonés e roupas com proteção UV para evitar os riscos de câncer de pele no futuro e insolação.

O consumo de alimentos saudáveis vai dar a energia para ir atrás dos blocos e troças. É importante não ficar longo período sem comer (lanches entre as refeições são importantes), consumindo alimentos de boa procedência e com preparo que atente para a higiene. Além disso, deve-se limpar as mãos sempre.

Se pintar um clima, a recomendação é: sexo só com preservativo. Essa medida evita doenças sexualmente transmissíveis, aids e gravidez não desejada. E finalmente, entre um dia e outro de folia, bastante descanso. O sono é importante para recuperar a energia e garantir a saúde física e mental para este e todos os carnavais que virão.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:36