Notícias Notícias

Voltar

HC lamenta o falecimento do médico e professor Fernando de Souza Cavalcanti

Fernando Cavalcanti deixa um legado na reumatologia, na ciência e na pesquisa, pela qual ainda atuava mesmo já estando aposentado

Hospital das Clínicas da UFPE lamenta o falecimento do médico reumatologista e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Fernando de Souza Cavalcanti, de 71 anos, ocorrido na tarde da segunda-feira (13), no Real Hospital Português, onde ocorreu o velório. O enterro foi realizado na terça-feira (14), no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.

Fernando Cavalcanti graduou-se pela UFPE em 1975, instituição pela qual foi professor entre abril de 1987 e novembro de 2008 (tendo atuado no HC) e onde fez o mestrado em Medicina Interna, em 2001. "Doutor Fernando era um profissional muito capacitado, comprometido com os colegas e com os pacientes, cordial e alegre. Deixou um legado na reumatologia, na ciência e na pesquisa, que ainda exercia mesmo após a aposentadoria", diz a enfermeira Viterbina Araújo, que trabalhou com ele no ambulatório de Reumatologia do HC. 

Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia 2004-2006, membro da Academia Brasileira de Reumatologia. Atualmente, era vice-presidente da Academia Pernambucana de Medicina (APM). Era ainda membro efetivo da New York Academy Of Science, membro efetivo do International League Of Association For Rheumatology, membro efetivo da American Association For The Advancement Of Science, membro do Editorial Board da Rheumatology - Oxford University Press, da Clinical Rheumatology - Springer, Archives of Rheumatology, Turkish Journal of Rheumatology e do British Journal of Medicine Open. 

O HC e toda a sua comunidade se solidarizam com os familiares, amigos, colegas, pacientes e alunos.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:36