Notícias Notícias

Voltar

HC dá início às atividades referentes ao Abril pela Segurança do Paciente

As ações ocorrem até a sexta-feira (14) e celebram os dez anos da campanha do Ministério da Saúde

O Hospital das Clínicas da UFPE deu início ontem (10) às ações que celebram os dez anos do Abril pela Segurança do Paciente, iniciativa do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que ocorrem até a próxima sexta-feira (14). A organização é do Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HC, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De início, foram realizados uma ação com copeiras da UPA e um treinamento sobre montagem do ambu no CME, às 7h e às 8h, respectivamente. Na sequência, aconteceu uma dinâmica prática de higienização das mãos com pacientes da hemodiálise, na qual eles foram vendados e precisavam lavar corretamente as mãos que estavam pintadas de tinta. Caso não atingissem o objetivo da atividade, recebiam instruções da enfermeira de como fazer a limpeza da maneira certa.

“Essas atividades servem para relembrar o conteúdo de segurança do paciente e desenvolver a cultura de segurança institucional, com o objetivo de proteger o paciente dos eventos adversos que são decorrentes da prática da assistência à saúde. De forma não intencional, os profissionais incorrem em falhas que muitas vezes podem ocasionar danos ao paciente, e isso precisa ser mitigado”, explica a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) do HC, Adélia Monteiro.

As atividades educativas prosseguiram à tarde, com treinamento para maqueiro contínuo e aula de higiene e limpeza, no anfiteatro 1, bem como uma ação sobre segurança transfusional na enfermaria 11º Sul.

Data da última modificação: 11/04/2023, 14:36