HC comemora o Dia Mundial de Sensibilização do Método Canguru com mães e bebês prematuros

A equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (UTIPN) do Hospital das Clínicas da UFPE realizou, na manhã de hoje (15), uma atividade especial com as mães e seus bebês prematuros que se encontram internados neste setor, em comemoração ao Dia Mundial de Sensibilização do Método Canguru, celebrado anualmente em 15 de maio. Essa data possui objetivo de aumentar a conscientização sobre essa abordagem única e benéfica no cuidado neonatal, que oferece suporte e cuidado aos bebês prematuros ou de baixo peso por meio do contato pele a pele com seus pais.

“Esse dia é justamente para sensibilizar os familiares e os profissionais para a importância da prática do Método Canguru que é desenvolvido pela equipe junto com a mãe. Ele prepara essa mãe a ter segurança nos cuidados com o bebê através de um conjunto de cuidados dado pela equipe multiprofissional do hospital”, explica a enfermeira da UTI Neonatal do HC Naelia Vidal.

Essa abordagem recebe o nome de “canguru” porque se baseia no modo como os marsupiais – animais mamíferos que tem como principal característica a bolsa de pele, localizada no abdome – carregam seus filhotes, mantendo-os próximos ao corpo para fornecer calor, proteção e nutrição. No caso dos bebês prematuros, a técnica do Método Canguru envolve colocar o bebê de fralda, deitado verticalmente no peito dos pais, com a pele em contato direto.

No Brasil, aproximadamente 12% dos nascimentos são prematuros, o que equivale a 340 mil bebês por ano, que podem ser incluídos no Método Canguru, modelo assistencial utilizado no HC, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo a profissional, esse método é capaz de trazer inúmeros benefícios para a mãe e bebê, como aumento de vínculo, controle térmico, ganho de peso, entre outros.

Dentre as atividades desenvolvidas para este dia, a programação contou com dinâmica com as mães, vídeo e roda de conversa sobre benefícios do Método Canguru, entrega de folders, leitura da “carta do bebê prematuro” e lanche.

Data da última modificação: 15/05/2023, 16:23