Fade realiza live “Os Impactos do 5G na Indústria 4.0”

A live pode ser acompanhada no canal da Fade no YouTube

Da assessoria da Fade

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) realizará virtualmente na próxima sexta-feira (30), às 10h, a live “Os Impactos do 5G na Indústria 4.0”. Com o apoio do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Anatel e Sidi, a live contará com a mediação de Arlindo Teixeira, assessor de Inovação e Captação de projetos da Fade-UFPE e a participação do professor Djamel Sadok (UFPE), Sidney Nince (Anatel) e Paulo Silas Fernandes (Sidi). Além das exposições dos palestrantes, haverá espaço para perguntas do público presente. A live pode ser acompanhada no canal da Fade no YouTube.

Nos fóruns em que a tecnologia é a protagonista, os debates sobre os impactos do 5G na sociedade se fazem presentes, destacando o novo horizonte de possibilidades que a quinta geração de redes móveis trará para todos nós. Estudiosos apontam que a Indústria, tal qual como conhecemos hoje, passará por diversas transformações, consolidando o conceito da Indústria 4.0 ou da Quarta Revolução Industrial. O evento é destinado a alunos, pesquisadores, empresários, representações governamentais e a todos que possuem o interesse pelos Impactos do 5G na Indústria 4.0

Palestrantes

Professor Djamel Sadok (UFPE) é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco desde 1993. Ele lidera o grupo de pesquisa em redes e telecomunicações (GPRT), que desenvolve pesquisas em tecnologias como computação em nuvem, protocolos de comunicação e middleware com aplicação em Industry 4.0, IoT e gerenciamento e eficiência de energia.

Sidney Nince (Anatel) é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, em 1991. Mestre pela Universidade de Brasília, em 2003. Desde 2007, trabalha na Agência Nacional de Telecomunicações, tendo atuado principalmente no acompanhamento do cumprimento dos compromissos de abrangência referentes às prestadoras de serviço móvel celular.

Paulo Silas Fernandes (Sidi) atua em PD&I desde 1983, quando iniciou sua carreira em TIC no CPQD em Campinas (SP). Trabalha como senior business consultant no desenvolvimento técnico e comercial do Sidi, buscando aplicar os conceitos de inovação e transformação digital para atender demandas reais em vários setores, principalmente junto às utilities. Formado em Eletrotécnica, Eletrônica e Mecânica pela ETEC Campinas, é graduado em Análise de Sistemas pela Universidade São Francisco e tem especialização em Inovação pela Extecamp Unicamp.

Arlindo Teixeira é assessor de Inovação e Captação de Projetos da Fade-UFPE. Consultor de projetos de Economia 4.0 do Programa Novos Caminhos do MEC. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisando políticas públicas setoriais de CT&I que estimulem a interação universidade e empresa.

Data da última modificação: 27/07/2021, 16:40