Notícias Notícias

Voltar

Faculdade de Direito do Recife promove jornada em torno da obra de João Maurício Adeodato

O docente fez graduação em Direito na UFPE e mestrado e doutorado e livre docência pela Universidade de São Paulo

Para comemorar seus 190 anos de atividades, juntamente com os 70 anos da UFPE, a Faculdade de Direito do Recife vai promover, na segunda semana de agosto, Jornada de Estudos sobre a obra do professor João Maurício Adeodato, recém-aposentado da Casa. Com o nome “Filosofia e retórica na Faculdade de Direito” e aberto ao público, o evento contará com uma conferência de abertura do professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na quarta, 9 de agosto, a partir das 19h, no Salão Nobre e, no dia seguinte, durante os expedientes letivos da FDR (manhã e noite), ocorrerão apresentações de trabalhos acadêmicos. Para o encerramento, está prevista apresentação musical com a participação do professor João Maurício, que também é guitarrista.

Foto: Passarinho

Evento vai discutir estudos e livros do professor, recém-aposentado da FDR

O docente fez graduação em Direito na UFPE e mestrado e doutorado e livre docência pela Universidade de São Paulo. Com um pós-doutorado na Universidade de Mainz, pela Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha, o professor ainda fez outros pós-doutorados de curta duração como professor convidado nas Universidades de Mainz, Freiburg, Heidelberg e Hagen e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo. Atualmente, atua como professor colaborador da Faculdade Damas de Instrução Cristã e é professor e consultor do Grupo Ser Educacional, além de professor colaborador da Escola Paulista de Direito.

Com mais de uma centena de trabalhos no Brasil e no exterior (Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália e Portugal) nas áreas de teoria e filosofia do direito, epistemologia e dogmática jurídica, ensino jurídico, sociologia do direito, direito constitucional e teoria social, Adeodato é autor dos livros “Ética e retórica - para uma teoria da dogmática jurídica”; “Filosofia do Direito: uma crítica à verdade na ética e na ciência”; “Dogmática jurídica e direito subdesenvolvido: uma pesquisa pioneira sobre peculiaridades do direito brasileiro”; e “O direito dogmático periférico e sua retórica: consolidação de um grupo de pesquisa em Filosofia e Teoria do Direito”, entre outros.

Data da última modificação: 18/07/2017, 20:16