Notícias Notícias

Voltar

Exposição virtual permanente Metamorfoses da Passagem do Tempo tem abertura nesta terça-feira (31)

Mostra reúne participantes do Grupo de Pesquisa Symbolismum – Estudos sobre o Imaginário e Complexidade

Acontece hoje (31) a abertura da exposição virtual permanente Metamorfoses da Passagem do Tempo, no Instagram @symbolismum. A mostra conta com 15 artistas que utilizam a fotografia em suas práticas artísticas, participantes do Grupo de Pesquisa Symbolismum – Estudos sobre o Imaginário e Complexidade, coordenado pelo professor Eduardo Romero e vinculado aos cursos de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
O professor explica que a mostra partiu do pressuposto das múltiplas temporalidades vividas por nós enquanto nos relacionamos com o mundo. “Presente, passado e futuro se entrecruzam em nossas trajetórias de vidas e a imagem fotográfica é esse lugar peculiar que congela e embaralha o tempo. Os ensaios fotográficos dessa mostra partiram de cartas do Tarô deitadas para cada integrante, partindo daí as poéticas das imagens. A Cianotipia e suas viragens, assim como o Caffenol, mostram novas possibilidades visuais que articulam, metamorficamente, as Artes Visuais e os Processos Históricos e Alternativos da Fotografia”, explica.
 
Participam da exposição, que foi contemplada no Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc): Ana Flávia Mendonça, Athilyane Cordeiro, Beatriz Barros, Camila Cantil, Carol Mota, Eduardo Romero, Gabriel Dionisio, Isabella Lacerda, Izabel Karime, Leonardo Bertrand, Mariana Gualberto, Marina Soares, Nina Xará, Rebeca Liberal e Selly Costa.
Data da última modificação: 31/05/2022, 16:35