Notícias Notícias

Voltar

Exposição virtual Hoje Somos Muitas Árvores terá início no próximo sábado (28)

A mostra é uma iniciativa da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc)

A UFPE, através da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), dá início no próximo sábado (28), a partir das 19h, à exposição virtual “Hoje Somos Muitas Árvores”. Com curadoria de Abiniel João Nascimento, a mostra traz a potência de ecoar, com alcance global, narrativas de 15 artistas/coletivos de diferentes etnias e territórios da Região Nordeste. Juliana Alves Xukuru participa também como curadora educativa, coordenando a equipe de mediação cultural que promoverá, além das visitas mediadas, um ciclo de encontros com artistas participantes e educadores indígenas, tudo em formato remoto. As visitas mediadas ficarão disponíveis do dia 30 deste mês a 26 de novembro, na Galeria Virtual do Grupo de Pesquisa “Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos (GPEACC/NEPEA/Urca)”. 

A inauguração será realizada através da plataforma Zoom e para participar é preciso se inscrever previamente até sexta-feira (27) pelo formulário eletrônico. Informações sobre os procedimentos para inscrições, agendamento de visitas mediadas e ciclo de conversas serão divulgadas no próprio site.

A exposição surgiu a partir de projeto de extensão selecionado pelo Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, com objetivo de realizar uma exposição virtual coletiva de artistas indígenas do Nordeste. O projeto é coordenado pela professora Renata Wilner, do Departamento de Artes/Centro de Artes e Comunicação. A realização é compartilhada com o projeto de extensão “Modos de Ver”, coordenado pelo professor Fábio Rodrigues, do Departamento de Artes Visuais, e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte (Nepea) e ao Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos (GPEACC/CNPq) do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (Urca). 

A expografia é assinada pelo professor Fábio Rodrigues e pelo estudante bolsista de extensão Caleb Costa. O projeto conta também com a participação das docentes Joana D’Arc de Sousa Lima (Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab) e Rafaella Cavalcante (Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco - SEE-PE) e 17 estudantes de várias universidades (UFPE, Urca, UPE, Unicap). Configurando protagonismo indígena, foram convidadas pessoas indígenas para os papeis-chave de curadoria, curadoria educativa e design.

Mais informações
exposicaovirtualdearteindigena@gmail.com

Data da última modificação: 24/08/2021, 11:12