Evento discute relações entre centros de pesquisa e sua contribuição para a produção do conhecimento

Estudos Africanos são o foco do evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e pela Universidade da Basileia

“International dialogues and travelling concepts: relations among Research Centers and their contributions to the production of knowledge” é o tema do workshop que será realizado na próxima segunda-feira (13), das 9h30 às 13h, a partir de uma parceria entre o Centro de Estudos Africanos da Universidade da Basileia (Unibas), na Suíça, e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições gratuitas já podem ser realizadas on-line

A atividade faz parte do Programa de Internacionalização da Capes “O ‘pós-colonial’ no mundo de língua portuguesa e o lugar das literaturas africanas na ‘literatura mundo’” e conta com a participação dos docentes do PPGS Gustavo Gomes e Francisco Jatobá e das doutorandas Ana Gabriella Andrade e Sophia Branco, dentre outros convidados.

O objetivo é discutir como as relações institucionais entre centros de pesquisa localizados em diferentes países têm contribuído para o desenvolvimento dos Estudos Africanos e o impacto dessas relações no conhecimento produzido nesses contextos. As questões colocadas pelo workshop são: Como os diálogos entre Centros de Pesquisa têm promovido discussões conceituais que melhoram a compreensão de determinados conceitos em cada contexto? Que impacto isso tem na maneira como concebemos os Estudos Africanos e a própria pesquisa em ciências sociais? Que desafios e potencialidades esses diálogos trouxeram para os Estudos Africanos em diferentes contextos de pesquisa?

Programa de Pós-Graduação em Sociologia
ppgs.ufpe@gmail.com