Estudantes e professores franceses chegam ao Colégio de Aplicação para intercâmbio

O Colégio de Aplicação (CAp) do Centro de Educação (CE) da UFPE recebe 12 alunos franceses e dois professores do Collège-Lycée d’Iroise, de Brest, França. O grupo chega ao Recife neste domingo (15) e fica na capital pernambucana até o dia 30 deste mês. A vinda dos europeus faz parte do Projeto de Intercâmbio Escolar – Recife/Brest – Internacionalização do CAp/UFPE. O projeto faz referência ao protocolo de intenções firmado entre a UFPE e a Embaixada da França no Brasil.

Durante a visita, os europeus farão atividades no CAp, aulas de campo, além de conhecerem o Recife. No dia 27 deste mês, às 16h, haverá a apresentação da revista digital Recife-Brest – A descoberta da cidade do Recife através de sua história e paisagens (nº 2), na qual estarão relatos da experiência local. O lançamento será realizado no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria da UFPE, no Campus Recife.

O objetivo do projeto de intercâmbio é contribuir com o desenvolvimento do estudante como um todo, por meio da integração de culturas, do entendimento e da aceitação da diversidade cultural, além da construção de parcerias educacionais que ajudem na formação do aluno.

A parte inicial do projeto (primeiro intercâmbio internacional do CAp-UFPE) aconteceu no primeiro semestre deste ano, quando dez alunos do Colégio de Aplicação foram à França, onde participaram de aulas de francês e outras disciplinas, estudo de campo, ações culturais e atividades esportivas. Os alunos foram acompanhados pela professora de francês do CAp e coordenadora do projeto de intercâmbio, Fernanda Cristina Puça França, e pelo professor de matemática do CAp Tarcísio Rocha dos Santos. Parte da experiência na França está registrada na revista digital Brest-Recife – Construção da cultura europeia através da descoberta da cidade de Brest (nº 1), que pode ser acessada aqui.

Professora Fernanda Cristina Puça França
fernandafranca.gps@gmail.com