Estudantes e médica do HC realizam conscientização sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Alunos vão orientar os pacientes pela manhã e a neurologista Ana Dolores Nascimento vai conversar com os médicos à tarde

Para marcar o dia mundial do combate ao acidente vascular cerebral (AVC), na próxima terça-feira (29), as Ligas de Neurologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE) vão realizar uma ação de conscientização, com a orientação da neurologista Ana Dolores Nascimento, do Hospital das Clínicas (HC). A ação será realizada no posto de saúde de Engenho do Meio: os estudantes vão orientar os pacientes pela manhã e a neurologista vai conversar com os médicos à tarde.

De acordo com a médica, um paciente com AVC precisa ser atendido em até 4,5 horas. “Os resultados são muito bons e a recuperação pode ser total se os procedimentos médicos forem realizados nesse período”, explica. Os principais sintomas são boca torta, braço fraco e impossibilidade de falar e existem fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto e arritmia cardíaca. “Precisamos dar visibilidade a essas informações porque a maioria das pessoas não tem essa conscientização.”

A médica, que é mestranda da Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE, participou de uma pesquisa no Hospital da Restauração (HR) com 430 pacientes, atendidos em um período de dois meses, e apenas 7% chegaram no tempo adequado. O resultado da pesquisa, realizada com o médico Marcelo Andrade Valença e o bolsista de iniciação científica Marcelo Moraes Valença, foi apresentado no XII Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, realizado este mês em Goiânia.

Data da última modificação: 25/10/2019, 16:51