Estudantes do curso de Artes Visuais da UFPE lançam fotolivro digital Histórias Reunidas em Lugares Inventados

O Grupo de Pesquisa Symbolismum – Estudos sobre Imaginário e Complexidade lança, na quinta-feira (21), o fotolivro digital “Histórias Reunidas em Lugares Inventados” (ISBN 978-65-00-54077-2). A publicação é organizada pelo professor Eduardo Romero e pela estudante Raquel Neuenschwander, ambos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A obra nasceu a partir de uma experiência de deriva psicogeográfica realizada no Marco Zero, Bairro do Recife. A atividade prático-teórica foi iniciada com a leitura do livro “As Cidades Invisíveis” (1972), do escritor italiano Italo Calvino (1923-1985).“Nossa deriva psicogeográfica tinha por objetivo coletar aleatoriamente objetos esquecidos que se acumulam pelas ruas e calçadas, cujas histórias estão marcadas pelo tempo em seus corpos; poeiras, ferrugens e até insetos mortos, onde evocamos a partir da imagem fotográfica, as memórias relativamente inventadas de objetos reais, deixando o espectador à vontade para criar histórias imaginárias e/ou cidades inventadas”, comentam os autores da publicação no texto de apresentação do fotolivro.

“Histórias Reunidas em Lugares Inventados” é formado por obras criadas por Alejandro Falcão, Ana Clara, Antônio Souza, Átomo, Brenda Souza, Cita Souza, Débora Vicente, Eliú Damasceno, Geoneide Brandão, Giovana Alves, Giio San, Gio Oliveira, Iasbela, Akito Sabino, José Vitor, Laetitia M., Larissa Araújo, Laura Martins, Lauro França, Luana Lima, Luanna Montenegro, Luiz Patrício, Mevi, Micaelle Vanessa, Millena Barros, Rayza Cândido, Raiane Soares, Sarah Chamié e Vitória Dias.

Grupo de Pesquisa Symbolismum

Data da última modificação: 20/10/2022, 14:15