Notícias Notícias

Voltar

Especialistas do HC promovem ação educativa no Dia Mundial do Rim

Neste ano, os profissionais debatem o tema “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”

Na manhã de hoje (9), a equipe multidisciplinar de Nefrologia do Hospital das Clínicas da UFPE iniciou a campanha de conscientização sobre o Dia Mundial do Rim. A ação educativa, que teve o suporte dos residentes multiprofissionais, dos preceptores da Nefrologia e da Liga Acadêmica de Nefrologia de Pernambuco (Lanepe), contou com distribuição de panfletos, cartazes informativos e abordagem com explicação do tema para os pacientes e acompanhantes que transitavam na Portaria 4, bem como na sala de diálise e na Enfermaria (5º andar).

“Essa campanha acontece sempre na segunda quinta-feira de março para conscientizar a população geral sobre a importância dos índices, porque sabemos que hoje em dia o número de pessoas com algum tipo de doença renal aumenta a cada ano, especialmente nos indivíduos acometidos pelas duas principais causas, que são a diabetes e a hipertensão”, explicou o médico nefrologista, professor e coordenador da Lanepe, Marclébio Dourado.

Neste ano, os profissionais do HC optaram por debater o tema “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”, com o intuito de ampliar as informações acerca da alta e crescente prevalência de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção.

A nutricionista Cláudia Sabino Pinho, que atua na Enfermaria de Nefrologia, salientou que a doença renal é “silenciosa” por não apresentar sintomas aparentes nos estágios iniciais e deu dicas de medidas que podem contribuir na prevenção. “Controle de peso, alimentação saudável, prática de exercícios, exames periódicos e o acompanhamento com um nutricionista, bem como o controle da pressão e glicemia para os hipertensos e diabéticos, são medidas essenciais para o cuidado pessoal”, afirmou a profissional.

Integrantes da Lanepe também realizaram ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sítio Wanderley, em Brasilit, na Várzea.

Acesse aqui vídeo sobre o tema. 

Data da última modificação: 09/03/2023, 16:11