Notícias Notícias

Voltar

Espaço de Pesquisa e Cultura das Relações Étnico-Raciais da UFPE abre inscrições para oficinas

Pessoas negras, indígenas, quilombolas e ciganas que estudam nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPE podem garantir sua vaga

A equipe do Espaço de Pesquisa e Cultura das Relações Étnico-Raciais, localizado no 2º andar da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está com inscrições abertas para as oficinas que serão realizadas nos meses de março, abril e maio de 2023. Pessoas negras, indígenas, quilombolas e ciganas que estudam nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPE podem garantir sua vaga preenchendo este formulário de inscrição. 

Além de atender a esse perfil e poder comparecer à Biblioteca Central das 14h às 16h, é preciso ter disponibilidade para responder a questionários e entrevistas. Isso porque as oficinas fazem parte da pesquisa-ação “A Biblioteca como Espaço de Construção da Educação das Relações Étnico-raciais”, projeto aprovado no edital da Facepe n. 29/2021 – Estudos Étnico-Raciais Solano Trindade.

As atividades da pesquisa foram iniciadas em abril de 2022. Ela é realizada com o objetivo de “compreender as possibilidades de transformação da Biblioteca em um ambiente propício à construção do pensamento crítico sobre a educação das relações étnico-raciais e de reflexão sobre a identidade étnico-racial dos estudantes da UFPE”.

Com o intuito de alcançar essa meta, foram sistematizadas propostas pedagógicas como as oficinas em questão, que são realizadas em parceria com grupos de pesquisa da UFPE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bibliotecas comunitárias e pesquisadores e pesquisadoras das relações étnico-raciais. 

A primeira oficina foi mediada de 28 de fevereiro a 3 de março, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde (UFRPE). 

As próximas estão listadas a seguir:

27 a 30/03 – Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais,
10 a 13/04 – Biblioteca Comunitária Caboclo Flecheiro,
24 a 25/04 – Professor Renato Athias e Enildo Calon (povo cigano),
26 a 27/04 – Inaldete Pinheiro e Cris Nascimento,
08 a 09/05 – Joseane Santos (educação quilombola),
10 a 11/05 – Helaynne Sampaio (danças africanas).

Mais informações:
Instagram do Núcleo Erer
@ererufpe
epcrer.bc@ufpe.br

Data da última modificação: 16/03/2023, 10:57