Notícias Notícias

Voltar

Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans do HC realiza ações voltadas para o Dia Nacional da Visibilidade Trans

O objetivo é discutir as ações e pautas de luta por inclusão e respeito da população trans e travesti

O Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans do Hospital das Clínicas da UFPE organizou, esta semana, uma série de atividades referentes ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. O objetivo é discutir as ações e pautas de luta por inclusão e respeito da população trans e travesti. Ontem (25), houve uma roda de conversa com os enfermeiros do 10º andar norte, discutindo as dificuldades e questionamentos encontrados. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com a coordenadora do Espaço Trans, a psicóloga Suzana Livadias, as ações buscam “sensibilizar a comunidade hospitalar para a importância do conhecimento das lutas e reivindicações da população transexual e travesti”. Ela ainda ressalta a importância do uso do nome social e dos pronomes adequados ao gênero de identificação como “estratégias simples e de grande efeito no cuidado”.

As atividades em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans continuam amanhã (27), a partir das 7h30, com panfletagem na Portaria 1 voltada para os profissionais do HC. Na sequência, será realizada uma roda de conversa com os colaboradores da enfermaria de Ginecologia e Urologia sobre as dificuldades encontradas pela população trans e travestis.

“Além da visibilidade acerca das vivências e dificuldades das pessoas trans e travestis, a importância da ação está na intenção de informar os profissionais de saúde sobre a nossa responsabilidade pelo cuidado e pela busca de mudança de atitudes que discriminam, estigmatizam e causam sofrimento psíquico, bem como a afirmação do direito ao acesso e cuidado à saúde, assim como qualquer outra pessoa”, explica a coordenadora do Espaço Trans do HC.

Data da última modificação: 26/01/2023, 13:29