Notícias Notícias

Voltar

Equipe da UFPE fica em 3° lugar na Maratona Oceanográfica de Inovação

Quinze equipes participaram do evento, sendo que as oito melhores foram selecionadas para a final realizada no último sábado (27)

A equipe do curso de graduação em Oceanografia ficou em 3° lugar na Maratona Oceanográfica de Inovação – um evento imersivo de educação empreendedora realizado 100% on-line entre os cursos de Oceanografia de todo o Brasil. Este evento foi realizado pela primeira vez no país, sendo organizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano), em parceria com a empresa Plano ABCD. Na final, as equipes foram avaliadas por uma banca de sete jurados que atribuíram notas aos seguintes quesitos: adequabilidade da solução, caráter inovador, viabilidade de implementação, valor para o mercado e qualidade da apresentação final.

Quinze 15 equipes participaram do evento, sendo que as oito melhores foram selecionadas para a final realizada no último sábado (27). A equipe da UFPE ficou empatada em 3° lugar com a equipe da UFPR, ambas com nota 8,46. Em 2° lugar, ficou a equipe da Uerj (nota 8,57) e a grande campeã do evento foi a equipe da UFSC (nota 8,77). A disputa foi bastante acirrada, mostrando o elevado nível das equipes e as soluções propostas para resolver problemas reais da sociedade. 

A gravação completa do evento final pode ser assistida no canal da Aoceano no YouTube. A apresentação da solução da equipe da UFPE, registrada no evento com o nome “Nosso Escritório é na Praia”, pode ser assistida a partir de 56 minutos e 10 segundos. A proposta da equipe foi o desenvolvimento do aplicativo "Clique e Recicle", um dispositivo para conectar pessoas que geram resíduos recicláveis com microempreendedores que reciclam ou reutilizam esses resíduos. A iniciativa visa conscientizar a sociedade, gerar renda e aumentar o percentual de reciclagem de resíduos sólidos no Brasil, que recicla apenas 4% de todo o lixo gerado no país e, com isso, deixa de ganhar até 14 bilhões de reais por ano. 

A equipe da UFPE foi formada pelas seguintes alunas e alunos (em ordem alfabética): Ana Maria Teixeira da Silva, Eduardo José Araújo Correia Lima, Emmanoel Antonio Almeida Cavalcanti, João Arthur Barros da Silva, Lia Mara Bezerra Soares, Maria Eduarda Américo Ishimaru e Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos. O tutor da equipe foi o professor Gilvan Takeshi Yogui, do Departamento de Oceanografia. O pitch (vídeo) que a equipe entregou na primeira etapa da maratona também pode ser visto no YouTube. 

Mais informações
gilvan.yogui@ufpe.br

Data da última modificação: 29/11/2021, 16:15