Efeitos quânticos macroscópicos são tema de seminário on-line da Pós em Física da UFPE

Evento on-line acontecerá na tarde desta sexta-feira (5) e contará com apresentação de professor da Unicamp

Nesta sexta-feira (5), a partir das 16h, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá mais uma edição do seu webinar. Nesta edição do evento, Amir Ordacgi Caldeira, professor do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), irá falar sobre “Efeitos quânticos macroscópicos em matéria condensada e dispositivos de estado sólido¿". O webcolóquio é gratuito e ocorrerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet. É recomendado que os interessados entrem no ambiente virtual com microfone desligado e utilizando o e-mail institucional da UFPE (@ufpe.br).

Com este encontro, a Pós em Física e Amir Caldeira têm a intenção de introduzir as ideias básicas dos efeitos quânticos macroscópicos, mostrando onde encontrá-los e por que estudá-los. Abordando o problema com a apresentação de um dispositivo supercondutor micrométrico – o SQUID – que funciona como um “átomo gigante” e onde efeitos como a quantização da energia e o tunelamento quântico estão presentes. Assim, discutindo ainda quais são as implicações da ocorrência destes efeitos nestes sistemas e as possíveis limitações às quais estão sujeitos.

Outros exemplos em materiais supercondutores e sistemas magnéticos serão também abordados, assim como alguns resultados experimentais que evidenciam a existência de efeitos quânticos macroscópicos em matéria condensada. Para finalizar, também será discutido potenciais aplicações destes efeitos, notadamente em computação e informação quântica, e o seu impacto na fundamentação da mecânica quântica.

Caldeira possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1973), mestrado em Física pela PUC-RJ (1976) e doutorado em Física na University of Sussex, do Reino Unido (1980). Atualmente, é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: dissipação quântica, efeitos quânticos macroscópicos e sistemas eletrônicos de baixa dimensionalidade.

posgrad.df@ufpe.br

Data da última modificação: 03/03/2021, 16:29