EaD UFPE lança edital para professor formador de Língua Portuguesa

Período de inscrição para docentes vinculados à UFPE vai de 24 a 28 deste mês, e aos docentes não vinculados à UFPE será nos dias 29 e 30 deste mês

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread), através da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE, publicou na última quarta-feira (17), edital do processo seletivo simplificado para professor formador, que irão atuar no curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, na modalidade de Educação a Distância (EaD), implantado no âmbito do Sistema UAB.

São ofertadas 13 vagas no total, em formato de bolsa de professor formador para os seguintes componentes curriculares: Teoria da Literatura I (3), Língua Portuguesa: Fonologia (1), Introdução à Linguística (1), Prática de Ensino e Pesquisa (2), Fundamentos para o Ensino da Análise Linguística (1), Gestão Educacional e Gestão Escolar (2), Língua Estrangeira Instrumental: Francês I (1), Metodologia II (1), e Metodologia V (1), de acordo com o quadro 1 disponibilizado no Edital.

Os aprovados atuarão como bolsista da UAB na função de professor formador da UAB/UFPE, exercendo as atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica do Sistema UAB.

O candidato deverá atender os requisitos da Portaria nº 102/2019, da Capes, segundo a qual “os processos seletivos deverão ser realizados com participação restrita aos docentes concursados do quadro da instituição, sendo excepcionalmente admitida a participação de professores externos nos casos de não preenchimento das vagas”; além de ter experiência mínima de três anos como docente no magistério superior para a função de professor formador I; e ter experiência mínima de um ano como docente no magistério superior e titulação mínima em nível de mestrado para a função de professor formador II.

O período de inscrição para docentes vinculados à UFPE vai de 24 a 28 deste mês, e aos docentes não vinculados à UFPE será nos dias 29 e 30 deste mês. Em ambos os casos, o candidato deve enviar o currículo Lattes atualizado e comprovado; a ficha de inscrição devidamente preenchida, a cópia de documentos de identificação pessoal (identidade, CPF e comprovante de residência), e prova de quitação eleitoral e militar, para os e-mails marcela.regina@ufpe.br e eletrasportugues@gmail.com com o assunto “Inscrição na Seleção de Professores Formadores”.

Coordenação do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa EaD

eletrasportugues@gmail.com