DRI recebe propostas para cursos virtuais do programa de mobilidade da Andifes

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE realiza chamada para docente e/ou técnicos interessados em ministrar curso de extensão em língua estrangeira dentro do Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino Brasil. Serão selecionadas quatro propostas de cursos virtuais, por ordem de inscrição. O período de inscrições vai de 19 a 30 deste mês. Os interessados devem encaminhar um e-mail para secci@ufpe.br contendo o formulário disponível aqui.

Os cursos serão de curta duração – seis semanas – e serão ofertados aos parceiros internacionais da UFPE, das demais Ifes e aos parceiros internacionais da Andifes e devem ser necessariamente ministrados em uma língua estrangeira. Poderão ser oferecidos cursos em português, desde que sejam na modalidade de PLE/PLA (Português como Língua Estrangeira/Adicional), voltados para o público estrangeiro, em geral ou para grupos específicos de falantes, por exemplo: português para falantes de espanhol.

Poderão ser ofertados cursos em todas as áreas do conhecimento, desde que o conteúdo esteja relacionado com a temática “Brasil”, considerando um ou mais dos seguintes elementos, porém não se restringindo a eles: língua, cultura, economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, e/ou questões sociais brasileiras. Ficará a critério do ministrante definir a carga horária, a plataforma específica a ser utilizada e os canais de interatividade a serem utilizados.

Os cursos serão oferecidos tanto a alunos, docentes e estafe estrangeiros das universidades parceiras quanto a alunos, docentes e técnicos administrativos brasileiros, provenientes das instituições que aderirem à proposta. Poderão ser abertas entre 20 a 50 vagas para cada curso, a critério do ministrante, sendo 30% do total das vagas reservadas para brasileiros e 70% para estrangeiros.

Mais informações estão disponíveis no edital da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Data da última modificação: 16/04/2021, 16:49