Discussão sobre populismo e fascismo encerra ciclo de debates promovido pelos PPGCOMs da UFPE e da Unip

Encerrando a programação do Ciclo de Debates “Processos interacionais e política”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação de Comunicação da UFPE e da Unip, em parceria com a Rádio Paulo Freire, serão promovidas, na próxima quinta-feira (7), a partir das 9h, as palestras “Afinal, o que é populismo? Emergência histórica e dificuldades conceituais”, com Marco Roxo (UFF); e “Autoritarismo e fascismo: uma análise psicossocial”, com Artur Perrusi (UFPE). As palestras podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal no YouTube da Rádio Universitária Paulo Freire, onde podem ser conferidos os vídeos dos encontros anteriores.

Marco Roxo é professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e é bolsista produtividade do CNPq. Artur Perrusi é professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, com atuação nas áreas de Sociologia da Saúde, Sociologia Política e Teoria Social.

A proposta do ciclo é discutir, a partir de distintas abordagens teóricas, as novas formas de fazer política sustentadas por processos interacionais que apelam para estesias coletivas, afetos e paixões, tirando proveito, sobretudo, da centralidade que as redes sociais digitais adquiriram na contemporaneidade.

Participaram dos encontros, que começaram no dia 23 de setembro, os pesquisadores e professores Franciscu Sedda (Universidade de Cagliari - Itália), Viktor Chagas (UFF), Eric Landowski (CPS, CNRS - Paris) e José Luiz Fiorin (USP). A organização coube aos professores Yvana Fechine, Cecília Lima e Cristina Teixeira, da UFPE, e Paolo Demuru (Unip), com o apoio de Felipe Peixoto, Karoline Mariá e Lucas Lopes.

Data da última modificação: 04/10/2021, 18:56