Notícias Notícias

Voltar

Desafio pró-startups da Usina Pernambucana de Inovação vai contemplar o Porto de Suape

Startups instaladas no Estado têm até o dia 19 deste mês para se inscrever no programa

Da assessoria de Suape

O Porto de Suape está participando do programa Pró-Startups, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Usina Pernambucana de Inovação. As startups instaladas no Estado interessadas em desenvolver soluções inovadoras para diversos segmentos, inclusive o portuário, podem obter mais informações e se inscrever no site https://desafios.pe.gov.br/ até o dia 19 deste mês. O desafio a ser solucionado para o atracadouro pernambucano é  “Como podemos melhorar o monitoramento da área de fundeio?”.

Foto: Divulgação/Suape

A ideia é ter mais ações inovadoras nas operações da torre de controle de Suape, o quarto maior porto público do país em movimentação de cargas (em 2020, Suape movimentou 25,7 milhões de toneladas). Neste local, é realizado todo o trâmite burocrático de atracação e desatracação de navios. As propostas vencedoras poderão ser financiadas no valor global estimado de R$ 2 milhões, oriundos do Fundo Inovar-PE. Há desafios em vários segmentos da cadeia produtiva e de serviços públicos, contemplando setores como agricultura, pecuária, indústria, polo gesseiro, contratações, saúde etc.

“Queremos, cada vez mais, que as empresas de tecnologia se aproximem de Suape, para fomentar a construção de soluções inteligentes que agreguem mais eficiência e agilidade de quem faz parte do dia a dia da gestão portuária. Além de metodologias e conceitos de inovação, que aplicamos com os próprios colaboradores, vamos trazer pesquisadores, universidades e startups para participarem dessa ação colaborativa benéfica para o desenvolvimento econômico do Estado. Isso aumenta a competividade do porto e gera mais oportunidades de negócios e empregos”, afirma o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

O primeiro resultado será divulgado no dia 3 de dezembro e as dez propostas vencedoras devem ser conhecidas em maio de 2022. A Usina Pernambucana de Inovação é o hub da área no setor público estadual de Pernambuco, com foco em maior efetividade dos serviços, focando na sustentabilidade da renda e emprego, no desenvolvimento da economia e no bem-estar da população em geral.

Data da última modificação: 05/11/2021, 14:09