Notícias Notícias

Voltar

Curso de Comunicação Social do CAA da UFPE é reconhecido com nota 5 pelo MEC

Em funcionamento desde o segundo semestre de 2015, o curso funciona no Campus Caruaru e conta com 116 estudantes de 20 municípios

O curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, na quarta-feira (12), a nota 5 na avaliação dos cursos de graduação do Ministério da Educação (MEC). O conceito 5 é a nota máxima aplicada em cursos inovadores e que cumprem as exigências do instrumento de avaliação, incluindo infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. Segundo o professor Diego Gouveia, coordenador do curso e responsável pela recepção à equipe do MEC, realizada de 2 a 5 deste mês, “o reconhecimento é resultado do esforço e dedicação de todos os professores, estudantes, técnicos, Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (Seap), Comissão Própria de Avaliação (CPA), diretoria do CAA, infraestrutura, secretaria de curso e núcleo, Proacad (Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos) e demais órgãos da Universidade”.

Em funcionamento desde o segundo semestre de 2015, o curso de Comunicação Social funciona no Campus Caruaru e conta com 116 estudantes de 20 municípios, 18 professores, além do corpo técnico. A proposta é inovadora e atende às demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais de Comunicação Social quando não aplica habilitações, mas oferece aos estudantes a possibilidade de ter uma formação ampla no campo a partir de das ênfases em Mídias Sociais e Produção Cultural, que funcionam como referências para os alunos. É prioridade no curso oferecer disciplinas inovadoras para o campo da Comunicação e também flexibilização da grade curricular.

O Projeto Pedagógico do Curso estabelece 3.030 horas como carga horária, que são preenchidas com 900 horas de disciplinas obrigatórias nos três primeiros semestres, 60 horas de Metodologia Científica, 870 horas das cadeiras de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, além de 1.200 horas cumpridas em disciplinas escolhidas pelos estudantes, que podem ainda aproveitar 420 horas em atividades complementares.

O curso ocupa as salas de aula do bloco 27 e 30 do CAA, além de contar com sala de coordenação, gabinetes de estudo, espaço para orientação de estudantes, laboratório de computação gráfica laboratório com computadores iMacs para edição, uma agência laboratório (Aveloz) com produtos informativos, campanhas publicitárias, reportagens especiais, um laboratório (Observatório da Vida Agreste) com pesquisas sociológicas, sala para o Diretório Acadêmico e Biblioteca.

Há, atualmente, estudantes com estágio em empresas da região, alunos premiados em festivais audiovisuais, alunos premiados no Expocom da Intercom na categoria Ficção em Áudio regionalmente e nacionalmente, bolsistas de monitoria, Pibic, Pibexc, além de alunos envolvidos em projetos de extensão, finalistas no Prêmio Pernambuco de Propaganda 2018 e jurados, na categoria discente, no Prêmio Ampro Globe Awards.

 

 

Data da última modificação: 14/12/2018, 14:52