Conselho Universitário aprova concessão de títulos de Professor Emérito a Éfrem Maranhão, Lamartine Aguiar e Gabriela Martin

A entrega dos títulos ocorrerá em datas a serem anunciadas posteriormente

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, reunido hoje (27), no Auditório João Alfredo, no prédio da Reitoria, aprovou a concessão de título de Professor Emérito aos docentes Éfrem de Aguiar Maranhão (ex-reitor da UFPE de novembro de 1991 a novembro de 1995), José Lamartine de Andrade Aguiar e Maria Gabriela Martin Ávila. A entrega dos títulos ocorrerá em datas a serem anunciadas posteriormente.

A homenagem a Éfrem Maranhão foi proposta pela Diretoria do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e pelo Pleno do Departamento de Medicina Clínica do CCS, onde ele atuou durante toda sua atividade docente na UFPE, por 23 anos. Ele foi coordenador de Residência Médica, diretor superintendente do Hospital das Clínicas, pró-reitor para Assuntos Acadêmicos, vice-reitor e reitor e, nessa condição, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Também foi secretário estadual de Educação e Esportes de Pernambuco e ainda ocupou cargos no Conselho Nacional de Educação, tendo assumido a presidência do Conselho Nacional por um mandato e a presidência da Câmara Superior por três mandatos consecutivos, sendo importante mentor da aprovação das Diretrizes Curriculares para a os cursos da área de saúde.

A concessão do título de Professor Emérito a José Lamartine de Andrade Aguiar foi proposta pelo professor Francisco Cordeiro, chefe do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), tendo sido aprovada também pelo Conselho Departamental do CCS antes da apreciação pelo Consuni. Ele ingressou na UFPE ao ser aprovado em concurso para auxiliar de ensino da disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia (BTCA) em 1978. Em 1988, assumiu a coordenação da disciplina de BTCA, tendo implementado um novo regime didático-pedagógico e intensificado as atividades práticas em modelos e simuladores com vistas à implantação do Laboratório de Habilidades da disciplina de BTCA. Elaborou o projeto de montagem de um Laboratório de Habilidades para o curso médico. Atuou também na pós-graduação, inicialmente no Mestrado em Cirurgia, tendo sido nomeado em 1990 para exercer o cargo de vice coordenador. No mesmo ano foi designado para compor um grupo de trabalho para implantação do Doutorado em Medicina, do qual foi também eleito primeiro vice-coordenador. Em 2004 foi designado para exercer o cargo de coordenador pro tempore do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia e depois coordenador. Após sua aposentadoria em 2015, continua atuando na Pós-Graduação em Cirurgia, orientando e coordenando projetos.

Foi da professora Neuvânia Curty Ghetti, chefe do Departamento de Arqueologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), a proposta de concessão do título de Professora Eméritca a Maria Gabriela Martin Ávila. A homenageada chegou à UFPE em 1971 e foi responsável pelo grande incremento à área de Arqueologia na época em seu berço de origem: o Departamento de História. Ela foi uma dos professores responsáveis pela criação do curso de Bacharelado em Arqueologia em 2008 e do Departamento de Arqueologia em 2010, mas não pôde fazer parte do quadro docente porque já se encontrava aposentada. Uma das criadoras do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia permanece até hoje contribuindo para o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no âmbito nacional e internacional, tendo sido homenageada em 2013 pelo Museu Arqueológico de Alicante, na Espanha. Durante a sua vida acadêmica, produziu mais de cem publicações na área de arqueologia com destaque para a relevante contribuição ao desenvolvimento das pesquisas no Seridó Potiguar, pelo Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó em parceria com a UFPE.

Data da última modificação: 27/02/2019, 16:09