Colóquio do Departamento de Física na UFPE aborda avanços e desafios da fenomenologia de gravitação quântica com professor da UFPB

A palestra será realizada no auditório do DF, nesta sexta-feira (24), às 16h

O Departamento de Física (DF) da UFPE promove nesta sexta-feira (24), às 16h, um colóquio com o professor Iarley P. Lobo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A palestra, intitulada “Uma visão geral da fenomenologia de gravitação quântica”, será realizada no auditório do DF.

Durante a palestra, o professor Lobo vai abordar o problema da gravitação quântica e a abordagem pragmática chamada “fenomenologia de gravitação quântica”. Ele apresentará alguns candidatos observáveis que podem ser janelas para esse regime através do necessário balanço “presença de amplificadores x precisão das medições” em cenários envolvendo astrofísica e experimentos tabletop (que podem testar desvios da simetria de Lorentz, por exemplo).

O professor é graduado em Física pela UFPB e possui mestrado na mesma área pela mesma universidade. Além disso, possui doutorado em Física e Astrofísica Relativística pela Università di Roma “La Sapienza” e ICRANet. Ele trabalha na área de Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia de gravitação quântica, geometrias não-Riemannianas, teorias modificadas da gravitação e termodinâmica de buracos negros.

O colóquio é aberto ao público e interessados em participar devem comparecer ao auditório do Departamento de Física da UFPE no dia e horário marcados.

Data da última modificação: 22/03/2023, 14:23